Depois de Daniel Radcliffe, chegou a vez de outro astro da saga Harry Potter criticar J.K. Rowling por seus tweets transfóbicos: Eddie Redmayne. O protagonista de Animais Fantásticos rebateu as declarações polêmicas da autora britânica:
"Como alguém que trabalhou tanto com J.K. Rowling, quanto com membros da comunidade trans, quero deixar absolutamente claro qual é a minha posição. Eu discordo dos comentários de Jo. Mulheres trans são mulheres, homens trans são homens e identidades não-binárias são válidas. Eu nunca falaria em nome da comunidade, mas sei que meus queridos amigos e colegas trans estão cansados desse questionamento constante sobre suas identidades, que muitas vezes resulta em violência e abuso. Eles simplesmente querem viver suas vidas de forma pacífica e está na hora de deixá-los fazer isso", falou Redmayne para o portal Variety. Vale lembrar que o ator recebeu sua segunda indicação ao Oscar por interpretar uma mulher trans em A Garota Dinamarquesa.
Mês do Orgulho LGBTQI+: 5 filmes para celebrarNo último sábado, J.K. Rowling afirmou em seu Twitter que não aceita separar o sexo biológico do conceito de gênero. “Se o sexo não é real, não existe atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida pelas mulheres ao redor do mundo é apagada. Eu conheço e amo as pessoas trans, mas apagar o conceito do sexo impede a capacidade de muitos discutirem significantemente a vida deles, Não é ódio falar a verdade”, escreveu.
Diante disso, Daniel Radcliffe rebateu tais comentários, declarando apoio para a comunidade LGBTQ: "Mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração contrária apaga a identidade e a dignidade de pessoas transgêneros, e vai contra todas as indicações dadas por associações de profissionais de saúde."
A saga Harry Potter continua com Animais Fantásticos 3, cujo lançamento está previsto para novembro de 2021. Com os retornos de Redmayne, Jude Law, Katherine Waterston, Dan Fogler, Alison Sudol, Ezra Miller e Johnny Depp; parte da história será ambientada no Brasil.