Não dá para negar que o suspense é um dos gêneros mais queridos entre os amantes de cinema. Além de prender a nossa atenção com narrativas curiosas, esses filmes surpreendem com propostas complexas, que nos fazem colocar a cabeça para pensar intensamente. Não é à toa que Alfred Hitchcock (Psicose) se tornou o mestre nesta arte.
Na época, ele dominou a habilidade de contar histórias enigmáticas que só podiam ser desvendadas nos minutos finais. Contudo, não basta ser misterioso: Para um filme de suspense ser bom, ele também precisa nos deixar tensos. E na Netflix, o que não falta são produções assim. Confira a seguir:
Para quem curte um mistério, mas não quer infartar na sala
1. Paixão Obsessiva
Em Paixão Obsessiva, uma mãe divorciada bola um plano para arruinar o relacionamento do ex-marido. A proposta é semelhante à Atração Fatal, porém, não atinge o mesmo nível de excelência. É uma experiência água com açúcar para quem curte o subgênero stalker, e não chega a ofender ou causar grandes choques.
2. Jóias Brutas
Jóias Brutas é um dos papéis mais aclamados na carreira de Adam Sandler, e quase rendeu uma indicação ao Oscar para o ator. Na trama, um joalheiro precisa correr contra o tempo para pagar as dívidas que fez com os capangas de Nova York. O problema é que a tarefa não será fácil, e o plot da história oferece novos problemas a cada virada.
3. Perdida
Durante a adolescência, a amiga de Clara desaparece após viajar para a Patagônia. Já adulta, a policial decide retornar à região para investigar o que realmente aconteceu. Contudo, descobrir a verdade acaba colocando a vida da protagonista em risco. A produção argentina figura entre as mais assistidas da plataforma recentemente.
Milagre na Cela 7 e outros filmes estrangeiros que estão em alta4. Nerve
Em clima despretensioso, Nerve consegue capturar a atenção de seus espectadores com um mistério ameno, e uma proposta que nos remete à Black Mirror. Na história, alguns adolescentes baixam um aplicativo que oferece dinheiro para quem realizar certos desafios.
Em um primeiro momento, as tarefas são mais descontraídas. Mas com o passar do tempo, o jogo começa a propor que os participantes coloquem suas vidas em risco para vencer. O problema? Recusar uma partida oferece consequências irreparáveis.
Para quem adora suspense, e está a fim de algo mais intenso
5. Garota Exemplar
Garota Exemplar começa a intensificar as emoções na lista. Apesar de não ser o mais pesado da matéria, ele é complexo, e o seu desenrolar revela narrativas perturbadoras. Na trama, Nick (Ben Affleck) se torna alvo de investigações após o desaparecimento da esposa Amy (Rosamund Pike).
Falar mais sobre o filme pode estragar as suas viradas surpreendentes. Contudo, prepare-se para o inesperado. O longa é dirigido por David Fincher, que tem outra obra em nosso ranking de filmes mais tensos da Netflix.
6. Quando um Estranho Chama
Quando um Estranho Chama é a refilmagem do clássico Mensageiro da Morte (1979). Na história, Jill é contratada como babá, e deve passar a noite cuidando de duas crianças em uma luxuosa mansão. Em um primeiro momento, tudo parece estar bem.
Porém, no meio da madrugada, Jill passa a receber ligações misteriosas, que logo se transformam em ameaças de morte. Sem poder sair da casa, a babá precisa certificar-se de que os telefonemas não passam de uma brincadeira de mau gosto.
A situação só piora quando a pessoa do outro lado da linha começa a afirmar que já está dentro da residência, pronta para matá-la.
10 filmes que são refilmagens e você não sabia7. Hush
Em Hush, a escritora Maddie é surda, e passa os dias em uma casa isolada no interior. Contudo, a vida pacata dela se torna um inferno quando um homem mascarado surge em sua janela. Para sobreviver, ela precisará driblar a deficiência auditiva e escapar do assassino.
Para quem busca uma experiência extrema e não liga de passar mal
8. Seven
Os longas a seguir são apenas para quem tem nervos de aço. Seven - Os Sete Crimes Capitais é o segundo filme de David Fincher na lista. Diferente de Garota Exemplar, a obra não poupa esforços em chocar graficamente e psicologicamente.
Na história, Somerset (Morgan Freeman) e Mills (Brad Pitt) precisam capturar um serial killer que escolhe suas vítimas de acordo com os pecados bíblicos praticados por elas. Cada assassinato é mais grotesco que o outro, culminando em um dos finais cinematográficos mais polêmicos dos anos noventa.
Top 10: Os finais mais cruéis (inesperados e chocantes) do cinema9. The Invitation
The Invitation é o clássico slow-burn. A cada minuto, a narrativa constrói armadilhas para deixar o espectador imerso em um clima gradualmente sufocante. No filme, Will é convidado pela ex-esposa para um jantar na casa dela. No local, vários amigos da mulher estão reunidos.
A noite já começa esquisita pelo convite inusitado, mas até então, nada parece estar errado. Porém, a convivência entre eles começa a ficar turbulenta com o reaparecimento de antigos conflitos e revelações incômodas.
Assim como o protagonista do longa, você também se sentirá angustiado por estar dentro da casa em que a história é ambientada. Porém, nem tente resistir: A diretora Karyn Kusama só irá te deixar abandonar o local nos últimos segundos.
10. Jogo Perigoso
Jogo Perigoso é a adaptação de um livro escrito por Stephen King. Na história, as brincadeiras sexuais entre Jessie e o marido dão errado quando ele algema a protagonista na cama, e acaba falecendo ao lado da mulher.
Agora, ela está presa ao lado do marido morto, e não há perspectivas de fuga. Como consequência, ela passa a ter alucinações que revelam grandes traumas que não foram solucionados em seu passado.
As 5 melhores (e piores!) adaptações de obras do Stephen King11. Creep
Creep conseguiu a façanha de ser o filme mais perturbador da lista. A trama acompanha Aaron, um cinegrafista que está falido, e precisa ganhar dinheiro urgentemente. Por isso, ele aceita a oportunidade de trabalhar em uma remota cidade montanhosa para um cliente misterioso que encontrou através de um anúncio na internet.
A produção é filmada em estilo found-footage, o que apenas realça a sensação de estarmos vendo algo verdadeiro, e que não deveríamos ter encontrado.
Estreias da Netflix em junho: Reality Z e 5ª temporada de Queer Eye estão entre os destaques