Aproveitando a estreia do filme original da plataforma Amazon Prime Video, A Vastidão da Noite, que possui uma aura muito misteriosa e se passa no período da Guerra Fria (enquanto acontece a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética), resolvemos relembrar alguns dos melhores filmes do gênero ficção-científica.
Leia a crítica de A Vastidão da Noite clicando aqui e confira as nossas sugestões sci-fi abaixo!
Um dos grandes clássicos de Steven Spielberg é E.T., que mergulha na ficção-científica da forma mais sensível possível. Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.
Joe Lamb (Joel Courtney) perdeu a mãe há pouco tempo, o que fez com que seu relacionamento com o pai (Kyle Chandler) se deteriorasse. Fã de cinema e estudioso de maquiagem, ele se diverte ao lado dos amigos Charles (Riley Griffiths), Martin (Gabriel Basso) e Cary (Ryan Lee) ao tentar rodar um filme caseiro para participar de uma competição local para jovens cineastas. Joe logo se anima quando Charles convida Alice Dainard (Elle Fanning) para o elenco. O grupo vai de madrugada rodar, às escondidas, uma cena na estação ferroviária local. É quando uma caminhonete se choca com um trem, provocando um descarrilhamento de grandes proporções. Logo, o local está cercado pelo exército, que procura algo misterioso que estava alojado em um dos vagões.
Como não pensar em Ellen Ripley quando falamos de ficção-científica? Ridley Scott foi um dos diretores mais inovadores deste gênero nos anos 70 quando lançou Alien - assim como suas diversas continuações. Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por uma criatura estranha. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois um embrião de alienígena foi deixado no local... e não para de crescer.
Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade. Um filme que praticamente já nasceu clássico e que conta uma história de invasão alienígena de modo intimista e sensível, diferente de muitas obras do gênero.
Antártica, inverno de 1982. Na remota Estação 4 do Instituto Nacional de Ciências dos Estados Unidos estão 12 homens (cientistas e operários), que observam com espanto um norueguês tentar de todas as maneiras matar um cão. Após isto o cachorro fica na base e os americanos começam a querer saber o que realmente aconteceu. O piloto de helicóptero J.R MacReady (Kurt Russell) se oferece para viajar até a base norueguesa e tentar achar alguma explicação. Chegando lá descobrem que o local foi destruído e descobrem um corpo mutilado. Eles o levam para a base americana para ser estudado e só então surgem pistas do acontecido, pois o cachorro se transforma em uma terrível criatura que ataca os pesquisadores. Gradativamente concluem que estão diante de um alienígena, que pode se transformar em uma cópia exata das suas vítimas.