Por conta da pandemia do Coronavírus, diversos lançamentos de filmes estão sendo adiados. E, dentre grandes blockbusters como Mulan, 007 e Velozes & Furiosos 9, outra vítima foi Viúva Negra. Mas, ao contrário dos outros filmes citados, o aguardado filme solo de Scarlett Johansson está inserido numa franquia com futuro já planejado (e agendado). Como fica a situação?
Bem, fontes ligadas a Marvel Studios garantem que a mudança na data de Viúva Negra não vai afetar o restante do Universo Cinematográfico. O que faz sentido, considerando que trata-se de um prelúdio, teoricamente ambientado entre Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita. Porém, assim como Capitã Marvel (que se passava nos anos 90), ainda trata-se de um filme conectado com os outros projetos da saga — uma referência à Capitão América já até surgiu no trailer, enquanto o misterioso vilão Treinador parece estar observando a jornada de Natasha Romanoff durante anos, copiando movimentos de outros heróis.
De fato, a maior preocupação deve surgir em relação às datas mesmo, pois é bem possível que, caso a pandemia não melhore consideravelmente nas próximas semanas, o calendário da Marvel terá que ser alterado. Entre Viúva Negra (originalmente em abril) e Eternos (marcado para novembro) existe até um grande espaço de tempo, mas é preciso lembrar que as séries do Disney+ também estão inseridas nesse universo — com Falcão e o Soldado Invernal surgindo como a primeira atração desta fila, em agosto deste ano.
A questão aqui não é somente o adiamento de Viúva Negra, mas a pausa dos outros projetos. Eternos ainda precisa passar por algumas refilmagens no meio deste ano, a pré-produção de Shang-Chi está parada, enquanto as gravações de Falcão e Soldado Invernal, WandaVision e Loki também foram suspensas por conta do Coronavírus. Existe uma ordem específica a seguir, justamente pela conexão entre todos esses projetos.
Só dois filmes da Marvel invadem as telonas neste ano, mas a situação é bem diferente em 2021, quando teremos as chegadas de Shang-Chi (fevereiro), Doutor Estranho 2 (maio), Homem-Aranha 3 (julho) e Thor: Love and Thunder (novembro). E a ordem das séries também é importante, pois WandaVision (marcado para dezembro deste ano) tem consequências diretas para o filme estrelado por Benedict Cumberbatch, por exemplo.
Somente o tempo irá nos dar as respostas que procuramos, mas fique atento para possíveis mudanças. Sob a direção de Cate Shortland, Viúva Negra ainda não ganhou nova data de estreia.