Um dos momentos mais emocionantes do Oscar 2020 foi quando Bong Joon Ho ganhou sua terceira (e penúltima) estatueta por Parasita, na categoria de Melhor Direção. No discurso, ele homenageou o colega cineasta Martin Scorsese, que aparentemente também admira o trabalho do diretor sul-coreano.
Durante uma coletiva de imprensa em Seul, na Coreia do Sul, nesta quarta-feira (18), Bong, o elenco e equipe do filme estiveram presentes para comentar a honra de terem levado quatro prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme. Na ocasião, o cineasta afirmou que estava pronto para uma pausa depois de uma campanha bem-sucedida e exaustiva do Oscar, mas disse que Martin Scorsese lhe enviou uma carta, alegando que gostaria que ele voltasse ao trabalho rapidamente.
"Acabei de ler a carta dele algumas horas atrás e foi uma honra", comentou Bong. "Ele disse que eu fiz um bom trabalho e deveria descansar, mas apenas um pouco, porque ele e todos os outros estavam esperando ansiosamente pelo meu próximo filme".
Anteriormente, em seu agradecimento no Oscar, Bong Joon Ho afirmou: "Quando eu era jovem e estudava cinema, havia um ditado que eu entalhava profundamente em meu coração: 'O mais pessoal é o mais criativo'. Isso vem do nosso grande Martin Scorsese", disse sobre o colega cineasta, que também concorria na categoria de Melhor Direção por O Irlandês e foi ovacionado quando citado no discurso.
Vencedor do Oscar
A vitória de Parasita como Melhor Filme configurou o primeiro filme fora do idioma inglês a ganhar a categoria principal nos 92 anos de história do Oscar e o primeiro filme sul-coreano a ganhar um Oscar em qualquer categoria. O longa-metragem também ganhou a prestigiada Palma de Ouro no Festival de Cannes 2019.
Enquanto Bong Joon Ho observou que Parasita já teve sucesso comercial na América do Norte, França, Vietnã, Japão, Reino Unido e na sua terra natal, Coreia do Sul, mesmo antes de seu triunfo no Oscar, ele também afirmou que significa algo mais: "Independentemente das conquistas no Oscar, o maior prazer e o maior significado foi o fato de que muitos espectadores em todo o mundo de nossos tempos responderem ao filme."
A vitória de Parasita no Oscar significa mais do que você percebeu (Opinião)Bong disse que a história do filme não tem apenas elementos "engraçados, cômicos", mas também "naturezas amargas e dolorosas" da disparidade entre os que têm e os que não têm na sociedade moderna. "Eu não queria evitar essa parte nem um pouco", disse o diretor. "O público pode odiar ou sentir-se desconfortável em assistir... Mas eu pensei que a única opção que posso ter para este filme é retratar o mundo em que vivemos o mais francamente possível, embora isso possa ser arriscado comercialmente".
O premiado Parasita recentemente retornou aos cinemas.