Ninguém poderia esperar esse desfecho (ainda que muitos secretamente o desejassem): Parasita foi escolhido como o Melhor Filme na cerimônia do Oscar 2020.
Foi uma performance surpreendente do filme do sul-coreano Bong Joon Ho, que supera de uma só vez vários tabus da história do Oscar: é a primeira vez que um filme de língua não-inglesa vence o prêmio principal, assim como é a primeira vez que um mesmo longa é simultaneamente escolhido como Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. As vitórias para Parasita nos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original também são inéditas para o cinema da Coreia do Sul.
Todo o elenco do filme subiu ao palco para o agradecimento, aplaudidos e celebrados de pé pela plateia VIP do Dolby Theater. Após ter encarado os holofotes outras três vezes na mesma noite, o diretor Bong Joon-Ho deixou o discurso de agradecimento para a produtora Kwak Sin-ae.
Parasita termina o Oscar 2020 como o filme com mais prêmios na noite (quatro), seguido por 1917 (três). Na categoria de Melhor Filme, o longa concorria ao lado de Ford vs Ferrari, O Irlandês, Jojo Rabbit, Coringa, Adoráveis Mulheres, História de um Casamento, 1917 e Era uma Vez Em... Hollywood.