Após revelar em suas mostras paralelas a presença de filmes brasileiros como Cidade Pássaro (Mostra Panorama), Meu Nome é Bagdá (Mostra Geração) e Apiyemiyekî (Mostra Forum Expanded), a 70ª edição do Festival de Berlim acaba de anunciar os longas que integram sua competição oficial - e o Brasil também está presente aqui!
Na busca pelo Urso de Ouro, Todos os Mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra, integra a seleção ao lado de filmes de diretores renomados, como The Woman Who Ran, de Hong Sang-soo, The Salt of Tears, de Philippe Garrel, e The Roads Not Taken, de Sally Potter. São dezoito longas que compõem a competição oficial da Berlinale 2020.
Todos os Mortos é uma coprodução Brasil/França. A história se passa onze anos após a abolição do trabalho escravo no Brasil e é conduzida pelas mulheres de duas familias - uma branca, os Soares, e a outra negra, os Nascimento. Essas mulheres tentam reconstruir um futuro próprio, mesmo que o passado recente da escravidão e seus fantasmas ainda mantenham os Soares apegados à ideia de posse e superioridade.
Em nota oficial, Carlo Chatrian, diretor artístico do festival, afirmou: “Os filmes da Competição contam histórias íntimas, impressionantes, individuais e coletivas, que têm efeito duradouro e ganham impacto com a interação com o público. Se houver predominância de tons escuros, isso pode ser porque os filmes que selecionamos tendem a olhar para o presente sem ilusão - não para causar medo, mas porque eles querem abrir nossos olhos".
O 70º Festival de Berlim acontece entre os dias 20 de fevereiro e 01 de março. Quem lidera o júri da competição este ano é o ator Jeremy Irons, enquanto Helen Mirren será a homenageada com o Urso de Ouro honorário. O AdoroCinema mais uma vez estará presente na cobertura do festival!
Confira quais foram os filmes selecionados:
COMPETIÇÃO
Berlin Alexanderplatz, de Burhan Qurbani
DAU. Natasha, de Ilya Khrzhanovskiy e Jekaterina Oertel
Domangchin yeoja (The Woman Who Ran), de Hong Sang-soo
Effacer l’historique (Delete History), de Benoît Delépine e Gustave Kervern
El prófugo (The Intruder), de Natalia Meta
Favolacce (Bad Tales), de Damiano e Fabio D’Innocenzo
First Cow, de Kelly Reichardt
Irradiés (Irradiated), de Rithy Panh
Le sel des larmes (The Salt of Tears), de Philippe Garrel
Never Rarely Sometimes Always, de Eliza Hittman
Rizi (Days), de Tsai Ming-Liang
The Roads Not Taken, de Sally Potter
Schwesterlein (My Little Sister), de Stéphanie Chuat e Véronique Reymond
Sheytan vojud nadarad (There Is No Evil), de Mohammad Rasoulof
Siberia, de Abel Ferrara
Todos os Mortos (All the Dead Ones), de Caetano Gotardo e Marco Dutra
Undine, de Christian Petzold
Volevo nascondermi (Hidden Away), de Giorgio Diritti
BERLINALE SPECIAL GALA
Dois Irmãos, de Dan Scanlon
Curveball, de Johannes Naber
Speer Goes to Hollywood, de Vanessa Lapa
DAU. Degeneratsia (DAU. Degeneration), de Ilya Khrzhanovskiy e Ilya Permyakov