BAFTA promete mudanças na votação após polêmica por falta de diversidade

Premiação anunciou que vai fazer uma revisão do seu processo de indicação.

Divulgação

A Academia Britânica de Artes de Cinema e Televisão (BAFTA) está revendo seu processo de votação após críticas à falta de diretoras ou atores não branco indicados para suas principais categorias.

Marc Samuelson, chefe do comitê de filmes da BAFTA, disse à Variety que haveria uma "revisão cuidadosa e detalhada dentro e fora dos membros."

A Bafta confirmou que consultará várias fontes e ouvirá recomendações de órgãos da indústria e de seus membros, com quaisquer alterações a serem postas em prática antes do início da votação para os prêmios de 2021.

Atualmente, a votação é dividida em duas rodadas. O primeiro é composto por especialistas dos 6.700 membros da academia escolhendo candidatos para categorias como melhor diretor, trilha sonora e roteiro. No entanto, as quatro principais categorias de atuação (atriz principal, ator principal, atriz coadjuvante, ator coadjuvante) são nomeadas por todos os membros da BAFTA.

Quando a primeira rodada de nomeações é concluída, todos os membros votam em todos os principais prêmios com alguns júris especializados que decidem os vencedores em determinadas categorias, como melhor elenco e melhor filme de animação.

A premiação foi alvo de críticas após anunciar os indicados ao BAFTA 2020. Muitas pessoas apontaram a falta de diversidade nas categorias de atuação, com todos os indicados sendo brancos, e também na de direção, com apenas homens concorrendo.

Confira aqui todos os indicados ao BAFTA 2020.

facebook Tweet
Links relacionados