Atenção, este texto contém SPOILERS de Star Wars: A Ascensão Skywalker!
J.J. Abrams já tinha dado algumas dicas que Star Wars: A Ascensão Skywalker incluiria um momento ou personagem LGBTQ, e as sessões prévias do filme nesta semana revelaram a cena a que o diretor estava se referindo.
A cena não é com o casal que os fãs mais torciam que se tornasse realidade. Em uma sequência, duas integrantes da Resistência compartilham um beijo durante um momento de alegria e comemoração. Elas são personagens secundárias e não aparecem muito no filme.
Durante a turnê de divulgação de A Ascensão Skywalker, Abrams já tinha contado o seguinte à revista Variety: "No caso da comunidade LGBTQ, era importante para mim que as pessoas que vão assistir a esse filme sintam que estão sendo representadas."
Ao mesmo tempo, Abrams tratou de acalmar aqueles que esperavam que Poe Dameron (Oscar Isaac) e Finn (John Boyega) acabassem se tornando um casal. Os fãs começaram a imaginar os dois juntos desde O Despertar da Força, de 2015, mas o diretor disse que o relacionamento deles sempre foi platônico.
"Esse relacionamento é muito mais profundo que romântico. É um vínculo profundo que esses dois têm, não apenas por causa da situação de risco e adrenalina em que se conheceram, mas também por sua disposição em serem tão íntimos como eles são, tão amedrontados, tão inseguros quanto são, e ainda ousados e corajosos", declarou Abrams à Variety.
Star Wars: A Ascensão Skywalker chega oficialmente aos cinemas brasileiros no dia 19 de dezembro.
Confira a crítica do AdoroCinema sobre o filme aqui; e assista abaixo a um documentário sobre o processo de criação da saga.