Falta pouco para o fim do Festival do Rio 2019, mas os cinéfilos de plantão sabem que esses últimos dias ainda são cheios de sessões para a maratona cultural que invade a Cidade Maravilhosa. Como o AdoroCinema é seu amigo de fé, irmão e camarada; a redação juntou algumas dicas sobre 10 filmes que ainda estão em exibição na mostra.
Alguns são filmes cotados para a próxima temporada de premiações, outros são aquelas pérolas que só encontramos nesses belos eventos cinematográficos. Enquanto não são anunciados quais projetos que voltam na repescagem, o Festival do Rio 2019 acontece até o dia 19 de dezembro.
Confira nossas dicas:
Já indicado ao Globo de Ouro e ao SAG Awards, o filme de Jay Roach traz uma visão inusitada sobre a queda do produtor Roger Alies, ex-presidente da Fox News, acusado de assédio sexual. Charlize Theron, Nicole Kidman e Margot Robbie estrelam o projeto, que ainda traz John Lithgow, Kate McKinnon e Allison Janney no elenco.
Sessões: Terça-feira (17/12), no Cine Odeon Claro, às 19hs e Quarta-feira (18/12), no Estação NET Gávea, às 19h40.
Da mente criativa de Taika Waititi (Thor: Ragnarok), surge uma emocionante sátira ambientada na Segunda Guerra Mundial, onde um garoto alemão (Roman Griffin Davis) descobre que sua mãe (Scarlett Johansson) está escondendo uma menina judia em sua casa. Ele tenta entender o mundo ao redor com a ajuda do melhor amigo imaginário, uma versão fictícia de Adolf Hitler - também vivido por Waititi.
Sessão: Quarta-feira (18/12), no Cine Odeon Claro, às 19h30
Candidato francês ao Oscar 2020, a estreia de Ladj Ly na direção acompanha três policiais na Esquadrão Anti-Crime de Montfermeil, nos subúrbios de Paris. Logo, o trio se envolve numa situação extrema com gangues locais. Les Miserables ainda foi premiado no Festival de Cannes 2019.
Sessão: Quarta-feira, no Estação NET Botafogo, às 21h30.
Sob a direção de Quentin Dupieux, o filme acompanha a obsessão de Georges (Jean Dujardin) por uma jaqueta de camurça, assumindo uma nova personalidade quando veste tal peça — algo longe de sua situação atual, sem dinheiro, abandonado pela esposa e sem profissão.
Sessão: Terça-feira (17/12), no Estação NET Botafogo, às 16h40.
Queridinho dos festivais e filmes independentes, Willem Dafoe assume o papel de um artista americano que vive na Itália, com sua jovem esposa européia e uma pequena filha. Só que ele volta a ser atormentado pelo fantasmas de seu passado, vivendo entre fantasia e realidade. De Abel Ferrara.
Sessões: Terça-feira (17/12), no Kinoplex São Luiz, às 16h15 e Quarta-Feira, no Cine Odeon Claro, às 14h30
Baseado nas próprias experiências de Shia LaBeouf crescendo em Hollywood, Honey Boy conta a história de Otis Lort (Noah Jupe/Lucas Hedges), da infância ao início da vida adulta, enquanto ele navega pelas diferentes fases de sua carreira frenética. LaBeouf vive a versão fictícia de seu pai no projeto dirigido por Alma Har'el.
Sessão: Quarta-feira (18/12), no Estação Net Gávea, às 21h30.
Nina (Barbara Sukowa) e Madeleine (Martine Chevallier) esconderam seu amor proibido por muitas décadas, fingindo que são apenas duas vizinhas amigas. Mas um evento inesperado revela tudo sobre o relacionamento entre as duas, trazendo conflitos com todos ao seu redor. A direção é de Filippo Meneghetti.
Sessão: Quarta-feira (18/12), no Estação NET Gávea, às 16h30
Inspirado numa história real, a nova obra de Clint Eastwood acompanha o personagem-título (Paul Walter Hauser); segurança responsável por encontrar uma bomba nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, mas que se tornou o principal suspeito das investigações do FBI, ao ser alçado como vilão numa reportagem. Olivia Wilde, Jon Hamm, Sam Rockwell e Kathy Bates completam o elenco.
Sessão: Quarta-feira (18/12), no Kinoplex São Luiz, às 18h45
Um dos documentários mais aguardados no cenário musical, essa obra de Sydney Pollack acompanha o registro de um concerto gospel da icônica Aretha Franklin, em janeiro de 1972, na Igreja Batista New Temple Missionary, durante as gravações de um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos: Amazing Grace.
Sessão: Quarta-feira (18/12), no Estação NET Gávea, às 15h50
Do mesmo diretor de A Bruxa, Robert Eggers, esse suspense psicológico acompanha a conturbada relação entre dois homens (Willem Dafoe e Robert Pattinson) encarregados de cuidar do farol de uma ilha isolada, numa trama recheada de segredos e fenômenos estranhos. Dentre os produtores está o brasileiro Rodrigo Teixeira.
Sessões: Terça-feira (17/12), no Kinoplex São Luiz, às 16h30 e Quarta-feira (18/12), no Kinoplex Tijuca, às 21hs