J.J. Abrams foi convocado para dirigir Star Wars: Episódio IX: A Ascensão Skywalker quando a Disney decidiu modificar seu plano inicial de ter um diretor diferente para cada filme da nova trilogia. Saiu Colin Trevorrow, retornou Abrams, que além de ter comandado o Episódio VII (O Despertar da Força), também estabeleceu os conceitos que formam a base dos três filmes que concluem a chamada "Saga Skywalker".
Só que isso não significa que o diretor de 53 anos tenha tido controle total da história. Em entrevista exclusiva ao AdoroCinema durante o evento CCXP 2019, Abrams revelou que houve aspectos estabelecidos pelo diretor Rian Johnson na trama de Episódio VIII que ele teria feito diferente, como a morte da vilã Capitã Phasma (Gwendoline Christie). "Ele conduziu a história para direções que me surpreenderam e que eu não estava esperando", Abrams explica, sobre Johnson. "Mas nada que ele tenha feito em Os Últimos Jedi atrapalhou o caminho que eu imaginava para onde a história deveria seguir."
Na entrevista que você assiste na íntegra no alto da página, o diretor norte-americano também deu pistas sobre a trama e os novos personagens de Episódio IX, falou sobre corresponder às expectativas dos fãs e ponderou sobre as inspirações que os filmes anteriores proporcionaram ao novo longa.
Assista também à entrevista do AdoroCinema com Daisy Ridley, Oscar Isaac e John Boyega durante a CCXP 2019. Star Wars: A Ascensão Skywalker estreia em 19 de dezembro no Brasil.