Em 1980, Darth Vader (David Prowse) chocou não só Luke Skywalker (Mark Hamill) ao revelar que era pai do herói, mas também chocou todos os que assistiram a O Império Contra-ataca. A revelação da linhagem do grande vilão é considerada até hoje uma das grandes reviravoltas do cinema, e o roteirista Lawrence Kasdan resolveu contar um pouco mais sobre a produção da cena em uma entrevista a Entretainment Weekly.
O roteirista afirma que a surpresa só funcionou porque todas as cenas do filme foram escritas e executadas com a grande revelação em mente. “Toda a energia e narrativa que se desenrolava eram direcionadas a esse pequeno momento. Foi extraordinário o tamanho do filme e as expectativas que as pessoas tinham. Todo mundo estava focado o tempo todo nessa revelação, que não apenas queríamos fazer da melhor maneira possível, mas mantê-la escondida do mundo até o lançamento”, conta Kasdan.
Kasdan tinha acabado de terminar o roteiro de Caçadores da Arca Perdida quando George Lucas o convidou para escrever seu próximo projeto, a aguardada sequência de Guerra nas Estrelas. "Ele disse: 'Você sabe, Darth Vader é o pai de Luke' e eu disse: 'Não, é ...?' Fiquei chocado e surpreso", diz o roteirista. O sigilo era primordial, mesmo no set. "Nós escrevemos páginas falsas, todas as páginas diferentes. O elenco não tinha as páginas até o último segundo", completa.
O roteiro dizia que Vader contaria a Luke que Obi-Wan Kenobi matará seu pai, o que Mark Hamill observa que já teria sido uma boa reviravolta. “Eu pensei, uau, Alec Guinness, esse ícone da virtude, é secretamente um vilão? Essa é uma grande reviravolta", conta.
Hamill não foi informado da verdade até momentos antes da cena ser filmada. “[O diretor Irvin Kershner] me puxou para o lado e disse: 'Olha, eu vou lhe dizer uma coisa, eu sei disso e George sabe disso, então se vazar, saberemos que foi você. Nós vamos dublar 'eu sou seu pai'. Fiquei tão chocado quanto a plateia mais tarde ficaria", revela o protagonista.
A cena traz não só a grande revelação, mas também mostra Luke perdendo a mão em uma luta de sabres de luz contra o pai. “Quando George e eu estávamos escrevendo o roteiro, uma das principais concepções é que, no decorrer do segundo ato [da trilogia], Luke não apenas descobriria essa coisa devastadora sobre seu passado, mas também veremos nele as qualidades que podem dar errado. Então, quando ele perde o braço, leva à próxima cena em que ele começa a se tornar literalmente uma máquina como o pai", explica Kasdan.
Depois da cena ser filmada, a reviravolta falsa - que Obi-Wan matou o pai de Luke - vazou para um tablóide britânico. "Esses jornais estavam oferecendo muito dinheiro por informações vazadas. Não conseguimos nem manter esse segredo falso por uma semana. Fiquei secretamente encantado", diz Hamill.
O ator ainda lembra que, na estreia do filme, até seu colega Harrison Ford, que interpretou Han Solo, ficou surpreso: "Harrison se virou para mim e disse: 'Ei, você não me contou isso.'"