Com clássicos e novidades do Brasil e do mundo, começa nesta sexta-feira (11) em Recife a edição deste ano do Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco. Criado para celebrar grandes destaques do cinema de animação, o evento terá como objetivo nesta 10ª edição atualizar o público com os melhores curtas e longas-metragens lançados no mundo a cada ano.
Entre os destaques da programação, está Meu Amigo Totoro, escrito e dirigido pelo celebrado Hayao Miyazaki. O filme, que será exibido em comemoração aos 30 anos de sua criação no Studio Ghibli, mistura realidade e fantasia no interior do Japão para retratar a vida da jovem Mei e seu novo amigo, o grande e fofo espírito Totoro.
Alguns dos longas-metragens inéditos no Brasil estão Zero Impunity, de Nicolas Blies (França), em linguagem documental, e My Entire High School Sinking Into the Sea, de Dash Shaw (EUA). O longa mostra a técnica artesanal usada pelo diretor, consagrado quadrinista americano, que concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza.
Já o filme de abertura, exibido no tradicional Cine São Luiz, é Les Hirondelles de Kaboul, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec. Poética e comovente, a produção é uma adaptação do romance homônimo de Yasmina Khadra e fala sobre a ocupação de Cabul pelo Talibã.
Além das sessões no Cine São Luiz, as mostras do Animage vão se espalhar por locais de exibição como CAIXA Cultural de Recife e Cinema da Fundação - Derby. O Festival Internacional de Animação de Pernambuco acontece de 11 a 20 de outubro. Confira a programação completa do Animage 2019 no site do festival.