J. Michael Mendel, produtor de animação que ganhou quatro estatuetas do Emmy por seu trabalho em Os Simpsons e Rick and Morty, faleceu aos 54 anos de causas naturais na noite do último domingo (22) em sua casa em Los Angeles. O anúncio, divulgado pelo The Hollywood Reporter, foi feito pela esposa dele, a diretora de elenco também ganhadora do Emmy Juel Bestrop (Brooklyn Nine-Nine, New Girl).
No Twitter, Justin Roiland, co-criador de Rick e Morty, escreveu: "Não sei o que vou fazer sem você ao meu lado, Mike. Estou destruído". O produtor de longa data dos Simpsons, Al Jean, também noticiou o fato.
"Todos nós da Adult Swim somos devastados pela morte prematura de Mike Mendel", afirmou a emissora em comunicado. "Mike era o coração da família de produção de Rick e Morty; seu talento e inteligência fantásticos farão muita falta. Mike era um produtor vencedor do Emmy universalmente respeitado, com mais de 25 anos na indústria, que orientou e apoiou uma geração de artistas, escritores e criadores e sua ausência será sentida por toda a comunidade. Nossas mais profundas condolências são enviadas a sua família, amigos e colegas durante este período difícil."
Mendel foi assistente de produção em Nos Bastidores da Notícia e Quero Ser Grande, depois foi produtor associado em Jerry Maguire - A Grande Virada. Já na televisão, ele foi supervisor de pós-produção de The Tracey Ullman Show, da Fox, para Os Simpsons, em 1989. Ele foi creditado como produtor em 207 episódios que variaram de 1989 a 1999 e ganhou o Emmys por seu trabalho em 1995, 1997 e 1998. Então, se uniu a Justin Roiland como produtor em Rick and Morty, da Adult Swim, de 2013 a 2017, recebendo outro Emmy em 2018.
Michael Mendel deixa sua esposa e dois filhos.