Minha Mãe É uma Peça 3 ainda nem estreou, mas já está causando burburinho. Anteriormente, foi anunciado que parte da nova aventura de Dona Hermínia (Paulo Gustavo) mostrará um casamento gay — no caso, de seu filho, Juliano (Rodrigo Pandolfo). E apesar de tal cena estar confirmada na comédia, não haverá um beijo entre o personagem e seu futuro marido, Thiago (Lucas Cordeiro).
Tal anúncio foi feito em entrevista de Rodrigo Pandolfo para o portal UOL, explicando como essa foi uma decisão do protagonista da franquia e criador de Dona Herimínia. "O Paulo optou por não ter o beijo. Entendi depois. Antes, cheguei e questionei: 'Por que não vai ter?'. Ele falou: 'Olha, a gente está fazendo um filme popular. A gente sabe que o Brasil tem questões [relacionadas ao beijo gay] ainda, infelizmente. O Juliano já vai se casar'. Ele não sentiu a necessidade de colocar o beijo e expor publicamente."
A informação causou polêmica nas redes sociais, onde muitos criticaram a postura de Paulo Gustavo, acusando-o de censura contra representatividade LGBTQ. Em resposta, o comediante explicou que a cena de beijo gay nunca existiu, através de Stories no Instagram. Na mesma rede social, o ator publicou um vídeo ao lado de sua mãe, dando uma declaração oficial sobre o tópico em questão.
"Esse momento do casamento trata de uma coisa maior: o orgulho que essa mãe sente ao ver o filho seguir o caminho do amor e casando com quem ele ama! Quis botar esse trecho pra relembrar o que eu vivi e pra com isso tentar inspirar e transformar outras famílias! [...] Minha Mãe é uma Peça 3 é sobre como “Dona Hermínia” vai lidar com seus filhos formando novas famílias! [...] Não é que exista a cena de um casamento, troca de alianças, “até que a morte os separe” e só não há o beijo. Existe um discurso emocionado dos noivos que é interrompido por Dona Hermínia. [...] Precisamos sim enfrentar e combater essa era raivosa e preconceituosa! Eu entendo esses questionamentos, acho legitimo e importante! Mas eu acho que estão mirando no alvo errado! Não sou ativista, militante, mas sou um ser político! Minha bandeira é minha vida! Sou gay, casado há 6 anos com Thales, meu marido, e somos muito felizes! Agora temos 2 lindos filhos e sou rodeado de amor! E é esse amor que eu quero espalhar pelo mundo!
Ainda na entrevista para o UOL, Pandolfo comentou que entende a decisão. "O filme é a maior bilheteria da história do cinema brasileiro. Se você coloca o beijo acontecendo, em uma sociedade que, infelizmente, ainda se assusta, talvez seja agressivo. O Paulo usou uma expressão que é: 'A gente não precisa esfregar nenhuma opinião pessoal na cara do público.' É ilógico, é infeliz a gente ter que pensar em censura, porque o público talvez não receba tão bem. É terrível. Na verdade, é um reflexo que vem de fora."
Lançados em 2013 e 2016, os dois primeiros capítulos da franquia Minha Mãe É uma Peça levaram mais de 13 milhões de espectadores aos cinemas e ainda vai gerar uma série de TV. Sob a direção de Susana Garcia (Minha Vida em Marte), o terceiro filme estreia em 26 de dezembro.
O AdoroCinema visitou o set de filmagens — confira nossa reportagem especial.