Coringa, Roman Polanski e Bárbara Paz são alguns dos premiados na 76ª edição do Festival de Veneza. O longa de Todd Phillips protagonizado por Joaquin Phoenix levou para casa o prêmio principal da Mostra Italiana, que encerra sua edição 2019 neste sábado (7). O novo filme de Roman Polanski, An Officer and a Spy, ficou com o Leão de Prata do Prêmio do Júri.
Marcando presença, o Brasil levou o prêmio de melhor documentário, da Mostra Clássicos. Bárbara Paz levou o troféu por Babenco, Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, sobre a trajetória do cineasta Hector Babenco, falecido em 2016. Os dois casaram-se em 2010.
A inclusão do filme de Polanski na mostra competitiva foi tema de polêmicas no início do Festival, já que o cineasta foi oficialmente considerado um foragido da justiça norte-americana pelas acusações de assédio sexual com uma menor de idade. Presidente do Júri, Lucrecia Martel afirmou: "É complicado definir qual é a abordagem correta que temos que ter com pessoas que cometeram certos atos e foram julgados por eles. Acho que esta questão é parte do debate nos tempos atuais".
Protagonizado por Emmanuelle Seigner, Louis Garrel, Jean Dujardin e Mathieu Amalric, An Officer and a Spy acompanha o capitão Alfred Dreyfus, um dos poucos judeus que faz parte do exército. No dia 22 de dezembro de 1884, seus inimigos alcançam seu objetivo: fazer com que Dreyfus seja acusado de alta traição. O capitão é sentenciado à prisão perpétua no exílio. Intrigado com a evolução do caso, o investigador Picquart decide seguir as pistas para desvendar o mistério por trás da condenação de Dreyfus.
A vitória de Coringa coloca o filme definitivamente como um dos jogadores da temporada de premiações. Embora as críticas destaquem positivamente a atuação de Phoenix e a direção de Phillips, algumas pontuam uma possível controvérsia a respeito do tom adotado pela obra. Leia mais aqui.
Abaixo, confira a lista completa dos vencedores do Festival de Veneza 2019.
Leão de Ouro - Melhor Filme
Coringa (Todd Phillips)
Leão de Prata - Grande Prêmio do Júri
J'Accuse (Roman Polanski)
Leão de Prata - Melhor Diretor
Roy Andersson (About Endlessness)
Melhor Atriz
Ariane Ascaride (Gloria Mundi)
Melhor Ator
Melhor Roteiro
Prêmio Especial do Júri
La Mafia non è Piú Quella Di Una Volta (Franco Maresco)
Prêmio Marcello Mastroianni de Revelação
MOSTRA ORIZZONTI
Melhor Filme
Atlantis (Valentyn Vasyanovych)
Melhor Diretor
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Roteiro
Jessica Palud, Philippe Lioret e Diastème (Revenir)
Melhor Curta-Metragem
Darling (Saim Sadiq)
Prêmio Especial do Júri
Verdict (Raymund Ribay Gutierrez)
REALIDADE VIRTUAL
Melhor História em Realidade Virtual
Daughters of Chibok (Joel Kachi Benson)
Melhor Experiência em Realidade Virtual
A Linha (Ricardo Laganaro)
Melhor Realidade Virtual
The Key (Céline Tricart)
OPERA PRIMA
Melhor Primeiro Filme
You Will Die at 20 (Amjad Abu Alala)
CLÁSSICOS
Melhor Documentário
Babenco, Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou (Bárbara Paz)
Melhor Filme Restaurado
Extase (Gustav Machatý)