Tem Papa para todos os gostos. Na televisão, os dois Papas são John Malkovich e Jude Law em The New Pope. No cinema, os papéis são de Anthony Hopkins e Jonathan Pryce em Dois Papas, novo filme de Fernando Meirelles para a Netflix que acaba de ganhar o primeiro teaser.
Com lançamento confirmado no Festival de Toronto, o filme acompanha a história da transição dos papados de Bento XVI (Hopkins) e Francisco (Pryce). O brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus, Ensaio sobre a Cegueira) assume a direção com roteiro de Anthony McCarten (A Morte do Super-Herói, A Teoria de Tudo), e chega à plataforma da Netflix em 20 de dezembro.
O teaser destaca a relação aparentemente confidente entre o Papa Bento XVI e o até então Cardeal Jorge Mario Bergoglio, o futuro Papa Francisco. Os dois compartilham diálogos e inseguranças no Vaticano, e um breve diálogo sobre os Beatles sintetiza a diferença e a relação com o mundo entre os dois líderes católicos.
"Você é um dos meus críticos mais rígidos", afirma Bento XVI. "A forma como você vive é uma crítica. Seus sapatos são uma crítica. Você acha que sabe mais."
O filme que promete tratar a renúncia de Bento XVI e a eventual ascensão de Papa Francisco é uma das apostas da Netflix para a temporada de premiações. Além do lançamento no Festival de Toronto, o longa será lançado em cinemas selecionados nos Estados Unidos a partir de 27 de novembro.