O imaginário popular do cinéfilo brasileiro está acostumado a associar o cinema europeu a filmes reflexivos, provocadores, "de arte". Isso se deve menos ao conteúdo das cinematografias europeias do que à seleção específica de filmes que chegam aos nossos cinemas, tanto no circuito comercial quanto em mostras, que acabam privilegiando grandes obras premiadas em festivais como Cannes e Berlim.
Como resultado, chegam aos nossos cinemas títulos de alto nível (o cinema italiano foi representado ultimamente por Dogman, Ciganos da Ciambra e Minha Filha, por exemplo), mas nem sempre acessíveis ao público médio. Por isso, festivais como o 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2019 ajudam a lembrar que a Itália (assim como a França, a Alemanha, a Espanha etc.) produz diversos filmes populares, incluindo os famigerados "filmes do meio", aqueles capazes de agradar tanto ao público quanto à crítica.
Estas foram as principais obras selecionadas na edição 2019 do evento italiano. Dezenas de cidades brasileiras receberam biografias sobre Caravaggio e Michelangelo, uma sátira da religião (Lucia Cheia de Graça), outra da política (Silvio e os Outros), uma crônica do mundo esportivo (Desafio de um Campeão) e variações de romances envolvendo a questão da imigração (Bangla) e do desgaste contemporâneo dos relacionamentos (Entre Tempos). Em outras palavras, são moldes arquetípicos aplicados à realidade italiana.
Mesmo as obras potencialmente herméticas surpreenderam: as seis horas de duração de A Melhor Juventude revelaram um drama épico linear e comovente, enquanto Silvio e os Outros revelou o lado mais despojado do cinema de Paolo Sorrentino.
Passada a 8 ½ Festa do Cinema Italiano, esses filmes felizmente chegam ao circuito comercial, o que representa uma ótima oportunidade para o público conhecer belas obras como Entre Tempos, Dafne e Euforia, por exemplo.
Iniciativas deste tipo servem de ponte entre os cinemas populares de cada lado do Atlântico, desconstruindo uma aparência de inacessibilidade que nem sempre corresponde à produção existente. Afinal, toda cinematografia consolidada - seja a italiana ou a brasileira - apresenta uma variedade muito maior do que se pode imaginar à primeira vista.
Leia todas as nossas críticas do 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2019:
Caravaggio - A Alma e o Sangue
Lucia Cheia de GraçaA Melhor Juventude