O Mitos do Pop é o novo programa semanal do AdoroCinema que tem como missão desvendar os maiores mistérios do mundo do entretenimento.
Todas as semanas, o colunista Pablo Miyazawa apresenta e investiga alguma teoria da conspiração, lenda urbana ou questão pertinente sobre o mundo do cinema e da televisão, passando também pelas histórias em quadrinhos, literatura, videogames, música e internet.
O tema do episódio 17 aproveita a celebração dos 80 anos do lançamento original de O Mágico de Oz, que aconteceu em 25 de agosto de 1939. Este verdadeiro clássico da "Era de Ouro" de Hollywood é ainda hoje celebrado como um dos filmes mais amados de todos os tempos, e talvez seja essa popularidade inabalável o fator que contribuiu para o surgimento de uma lenda urbana intrigante: a de que o álbum The Dark Side of the Moon, da banda Pink Floyd, seria uma espécie de "trilha sonora" não-oficial do longa.
Como a maioria das teorias da conspiração, essa história surgiu silenciosamente e foi ganhando força com o passar dos anos. O que se acredita é que o quarteto britânico compôs seu trabalho mais importante com a intenção de sincronizá-lo com as principais cenas do filme estrelado por Judy Garland. De fato, se a música de Dark Side for tocada a partir do início de O Mágico de Oz, diversas curiosidades são percebidas, tanto visuais como sonoras -- algumas delas impressionam pela perfeita sincronia.
Entretanto, o Pink Floyd jamais admitiu que teria utilizado o filme de 1939 como fonte de inspiração para o álbum. Mas se a banda não tem nada a ver com isso, como explicar as diversas e impressionantes relações entre as cenas do filme e a múisica de Dark Side? Meras coincidências ou um daqueles segredos muito bem guardados? É isto o que o novo episódio do Mitos do Pop vai discutir. Assista abaixo.
Debater esse tipo de questão é a função deste novo programa do AdoroCinema, baseado nas histórias contadas no livro 52 Mitos Pop - Mentiras e Verdades nos Boatos do Mundo do Entretenimento, lançado pelo próprio Pablo em 2017, e que agora ganha uma versão em vídeo semanalmente.
Veja o episódio 17 e clique aqui para conferir mais vídeos do canal do AdoroCinema no YouTube.