Muitas foram as perguntas que ficaram nas mentes dos fãs do Universo Cinematográfico Marvel após Vingadores: Ultimato e, apesar de não termos as respostas para todas elas, temos para algumas. Em entrevista concedida ao programa Entertainment Tonight, Joe Russo explicou por que Tony Stark (Robert Downey Jr.) tem um funeral, mas Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), não.
"Bem, Natasha ainda tem outro filme que vai sair. Tony não tem", pontuou Joe, que assinou a direção do filme ao lado do irmão, Anthony.
"Quando você está lidando com narrativa em um filme de três horas, há apenas uma certa quantidade de coisas que você consegue fazer. E [quando] alguém ainda estará em outro filme, sempre há a oportunidade de dar encerramento naquele outro filme. Neste filme, precisávamos dar encerramento a Tony Stark."
Russo estava referindo-se a Viúva Negra, o filme-solo que vai abrir a Fase Quatro do Universo Cinematográfico Marvel. A respeito da despedida da personagem, os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely também já haviam se pronunciado.
Roteiristas de Vingadores: Ultimato defendem cena controversa de Viúva Negra e Gavião Arqueiro
"Tony tem um funeral. Natasha não tem", comentou Markus, em entrevista ao New York Times. "Isso é, em parte, porque Tony é essa figura pública massiva e ela tem sido um criptograma durante todo o tempo. Não era necessariamente honesto com a personagem dar a ela um funeral. A maior questão sobre isso é a pergunta que o Thor levanta no cais: 'Temos as Joias do Infinito, por que não simplesmente a trazemos de volta?'"
"Mas essa é a última troca. Você a traz de volta, você perde a joia", completa McFeely.
Será que o filme-solo da Viúva Negra, dirigido por Cate Shortland, trará o encerramento merecido para a personagem de Scarlett Johansson?