O Festival de Cinema de Gramado, um dos mais tradicionais do Brasil, anunciou os filmes que vão compor a edição deste ano. Entre os destaques da mostra competitiva estão a cinebiografia de Hebe Camargo, o novo longa de Miguel Falabella e filme estrelado por Bruna Marquezine. No total, serão 19 longas-metragens e 34 curtas em competição nas diferentes categorias, além de mostras paralelas e exibições seguidas de debates. Os homenageados em 2019 serão a atriz e diretora Carla Camurati (Troféu Eduardo Abelin), o ator e diretor Lázaro Ramos (Troféu Oscarito), o ator argentino Leonardo Sbaraglia (Kikito de Cristal) e o cartunista Mauricio de Sousa (Troféu Cidade de Gramado).
A edição deste ano registrou recorde de inscrições, com 195 longas-metragens brasileiros — superando os 111 do ano passado — e 95 estrangeiros — contra os 78 registrados em 2018. Entre os curtas brasileiros, que teve 14 selecionados, foram 777 inscritos, mais do que o dobro da edição passada, que teve 365. Já os curtas-metragens gaúchos totalizaram 95 inscrições, sendo 20 escolhidos para estar em competição. A lista nacional dos sete filmes que disputam os Kikitos inclui produções de quatro estados, além do Distrito Federal, enquanto os sete estrangeiros em competição contemplam os seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, México e Uruguai. Uma das novidades deste ano é a criação de uma mostra competitiva voltada para as produções em longa-metragem do estado anfitrião, mas os concorrentes ainda não foram anunciados.
Como todos os outros festivais de cinema do país, o de Gramado também passa dificuldades na realização de sua 47ª edição, mas segundo Edson Néspolo, presidente da Gramadotour, autarquia municipal responsável pelo festival, o evento se mantém firme mesmo com as perdas ao longo do ano. "O Festival de Cinema de Gramado chega em 2019 preparado para enfrentar as diversidades. Com o orçamento de R$ 4 milhões, similar ao do ano passado, foi possível manter a estrutura e garantir o padrão e qualidade que já são tradição no nosso festival, patrimônio de valor imensurável para a cidade, para os gramadenses e para o país, e que muito nos orgulha", disse Néspolo. Os recursos para o evento serão captados por meio de Leis de Incentivo à Cultura — em níveis federal e estadual —, patrocinadores e aporte direto da Gramadotur.
E não foi apenas a questão financeira que abalou a organização deste ano. Dois dos curadores do evento faleceram durante o processo de seleção dos filmes: o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, no mês passado, e a diretora argentina Eva Piwowarski, em janeiro de 2019. O crítico de cinema e jornalista Marcos Santuario segue como curador do festival. "Quando perdemos Rubinho, as inscrições já estavam encerradas e vínhamos conversando e vendo os filmes desde o início do ano. Quando chegou a hora de fechar a seleção, já tínhamos tudo muito adiantado. Me restou realmente apenas sacramentar algumas produções, dentro do conceito curatorial já bastante discutido entre nós", disse Santuario, que é parte da equipe de curadores desde 2013.
Ainda em 2019, o festival vai abrigar a 3ª edição do Gramado Film Market, espaço voltado para debates, painéis e workshops sobre as potências e possibilidades da indústria criativa. Entre os tópicos previstos estão: streaming, animação, realidade virtual e sustentabilidade. A participação nos eventos do Film Market é gratuita e as inscrições devem ser feitas a partir de 15 de julho no site oficial do festival. Os detalhes da venda de ingressos para as mostras competitivas, que acontecem à noite, no Palácio dos Festivais, estarão disponíveis no final do mês de julho.
O Festival de Cinema de Gramado em 2019 será realizado de 16 a 24 de agosto. Confira abaixo a lista dos filmes em competição:
Longas-metragens brasileiros
Hebe - A estrela do Brasil (SP), de Maurício Farias
O Homem Cordial (DF), de Iberê Carvalho
Pacarrete (CE), de Allan Deberton
Raia 4 (RS), de Emiliano Cunha
Veneza (RJ), de Miguel Falabella
Vou Nadar Até Você (SP), de Klaus Mitteldorf e Luciano Patrick
30 anos blues (SP), de Andradina Azevedo e Dida Andrade
Longas-metragens estrangeiros
A Son of Man (Equador), de Jamaicanoproblem
Dos Fridas (México e Costa Rica), de Ishtar Yasin
El Despertar de las Hormigas (Costa Rica), de Antonella Sudasassi Furnis
En el Pozo (Uruguai), de Bernardo e Rafael Antonaccio
La Forma de las Horas (Argentina), de Paula de Luque
Muralla (Bolívia), de Rodrigo Alfredo Alejandro Patiño Sanjines
Perro Bomba (Chile), Juan Caceres
Curtas-metragens brasileiros
Teoria sobre um planeta estranho (MG), de Marco Antônio Pereira
A pedra (RS), de Iuli Gerbase
O balido interno (PE), de Eder Deó
Menino pássaro (SP), de Diogo Leite
O véu de Amani (DF), de Renata Diniz
A ética das hienas (PB), de Rodolpho de Barros
A mulher que sou (PR), de Nathália Tereza
Sangro (SP), de Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR
Um tempo só (SP), de Lane Alves
E o que a gente faz agora? (BA), de Marina Pontes
Marie (PE), de Leo Tabosa
Apneia (PR), de Carol Sakura e Walkir Fernandes
Amor aos vinte anos (SP), de Felipe Arrojo Poroger e Toti Loureiro
Invasão espacial (DF), de Thiago Foresti
Curtas-metragens gaúchos
A maior locadora do mundo (Porto Alegre), de Matheus Mombelli
A Pedra (Porto Alegre), de Iuli Gerbase
Budapest_v4_final2 (Porto Alegre), de Gabriel Motta
buitenlanders/estrangeiros (Porto Alegre), de Cassio Tolpolar
Dia de mudança (Porto Alegre), de Boca Migotto
É assim que você parece (São Leopoldo), de Pedro Valadão
Êles (Porto Alegre), de Roberto Burd
Endotermia (Porto Alegre), de Emiliano Cunha
Kerexu (Porto Alegre), de Denis Rodriguez e Leonardo Remor
Linha Travessão (Porto Alegre), de Douglas Roehrs
O Carnaval de Gregor (Caxias do Sul), de Kiwi Bertola
O Menino da Terra do Sol (Bento Gonçalves), de Michel Marchetti
Quero Ir para Los Angeles (Porto Alegre), de Juh Balhego
Só sei que foi assim (Pelotas), de Giovanna Muzel
Sonata (Porto Alegre), de Felipe Diniz
Stardust (Porto Alegre), de P.Zaracla
Tempestade e A Janela de Papel (Porto Alegre), de Viviane Locatelli
Tesourinho (Pelotas), de Bruna Dreyer Nery
Veraneio (Porto Alegre), de Nelson Diniz
Who's That Man Inside My House? (Sapucaia do Sul), de Lucas Reis