Foi dada a largada! Enquanto a Academia Brasileira de Cinema (ABC) já definiu a comissão que escolherá, por fim, quem vai representar o Brasil na corrida pelo Oscar de 2020, começam as especulações sobre os candidatos mais fortes do terreno nacional.
Alguns favoritos já apontados são os recém-premiados em Cannes, Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, e A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz. De acordo com o portal Filme B, os cineastas que desejam tentar uma vaga dentre os eleitos para a categoria de Melhor Filme Internacional (antes, Melhor Filme de Língua Estrangeira), precisarão contar com o consenso dos nove integrantes da comissão de seleção do filme nacional.
São eles: os diretores Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?) e David Schurmann (Pequeno Segredo), o diretor de fotografia Walter Carvalho (Central do Brasil), o diretor Zelito Viana (Avaeté - Semente da Vingança), a produtora Sara Silveira (Mãe Só Há Uma), a produtora executiva Vânia Catani (O Filme da Minha Vida), os roteiristas Mikael de Albuquerque (A Glória e a Graça) e Amir Labacki (27 cenas sobre Jorgen Leth) e a produtora Ilda Santiago (Rio, Eu Te Amo).