O Mitos do Pop é o novo programa semanal do AdoroCinema que tem como missão desvendar os maiores mistérios do mundo do entretenimento.
Todas as semanas, o colunista Pablo Miyazawa apresenta e investiga alguma teoria da conspiração, lenda urbana ou questão pertinente sobre o mundo do cinema e da televisão, passando também pelas histórias em quadrinhos, literatura, videogames, música e internet.
O tema do oitavo episódio aproveita o lançamento de X-Men: Fênix Negra, derradeiro filme da saga dos mutantes, que explora um dos arcos mais importantes das histórias em quadrinhos. Mas o programa dessa semana toca em um outro tema crucial sobre esses super-heróis: as diferenças da linha de pensamento entre os dois personagens mais importantes, Magneto e Professor Xavier.
De um lado, o pacifista Xavier acredita que mutantes e humanos podem conviver em harmonia e igualdade. Já Magneto, sempre movido pela vingança, não crê que essa tal de igualdade possa ser atingida por vias pacíficas. Ou seja, a resolução só poderia vir por meio de guerra e violência. Será que o Magneto está certo de pensar dessa maneira?
Este é o dilema que o Mitos do Pop desta semana tenta esclarecer. É interessante notar como todo o conflito de ideais entre os dois poderosos mutantes é assustadoramente próximo da nossa realidade, e que, apesar de nunca terem levantado alguma bandeira específica, os X-Men funcionam como um símbolo para qualquer minoria que sofre com desigualdades. Ou seja, alcancar uma conclusão sobre o “dilema de Magneto” representa um caminho para melhor lidarmos com nossos problemas reais.
Discutir a fundo questões como essa é a função deste novo programa do AdoroCiinema, baseado nas histórias contadas no livro 52 Mitos Pop - Mentiras e Verdades nos Boatos do Mundo do Entretenimento, lançado pelo próprio Pablo em 2017, e que agora ganha uma versão em vídeo semanalmente.
Assista acima ao episódio 8 e clique aqui para conferir mais vídeos do canal do AdoroCinema no YouTube.