O murmúrio começou a se espalhar há cerca de dois meses. Durante o festival de Cannes, o ator Robert Pattinson dava algumas rápidas entrevistas enquanto divulgava seu novo filme, The Lighthouse (Robert Eggers), até que foi indagado com um boato, até então, desconhecido. Um jornalista se aproximou e disse: "Ouvi dizer que você é o novo Batman", ao que o astro apenas deu um leve sorriso.
Agora que o próprio diretor Matt Reeves já confirmou a informação em seu Twitter, os bastidores do processo de seleção começam a pipocar na internet. De acordo com o THR, um forte quesito de "desempate" entre Robert e seu concorrente, Nicholas Hoult, foi a presença de filmes de heróis no currículo. Enquanto Hoult deu vida ao Fera nos últimos longas da franquia X-Men, Pattinson nunca se envolveu com a concorrência.
Embora a Marvel não possua nenhuma cláusula contratual que impeça seus atores de interpretarem outros personagens, os produtores executivos mostraram-se preocupados com possíveis complicações mercadológicas que venham a surgir no meio do caminho. A intenção é evitar exemplos como o de Zachary Levi (Shazam e Thor: O Mundo Sombrio).
Como já foi divulgado desde o início da seleção, a intenção de Reeves era contar a história de um Batman mais novo, o que eliminou da lista alguns nomes que circularam nas redes anteriormente, como Jon Hamm e o próprio Ben Affleck. Recentes rumores apontam a presença da Mulher-Gato, Pinguim e Charada como os principais vilões.
Enquanto uma nova trilogia é esperada estrelando Pattinson, The Batman segue sem data concreta para estreia. De acordo com Reeves, é esperado que ele seja lançado no meio do ano de 2021.