Rocketman, a cinebiografia musical de Elton John, é um projeto autorizado pelo cantor, que também é produtor do filme e, ainda assim, o longa não pega leve com o astro da música pop, não.
“Assim que você lê, vê que não é um roteiro ou uma história que está tentando esconder a verdade”, diz o diretor Dexter Fletcher (de Voando Alto, e reponsável por finalizar Bohemian Rhapsody depois da demissão de Bryan Singer). “Eu sei que todos estão curiosos: ‘Como Elton controlou o filme?’, mas ele não controlou. Ele viveu a vida, nós contamos a história. Em termos de controle, ele estava: ‘Faça o que tiver que fazer’”, atestou.
Taron Egerton (Kingsman), que tem a responsabilidade de assumir o personagem, completa: “[O filme] É bastante exposto”. “As dificuldade de Elton são bem documentadas e eu acho que ele está em paz com tudo isso, com quem ele é”. “Ele sabe que seu comportamento no passado é menos que um puro fato”. E analisa: “Claro que queríamos fazer algo que as pessoas fossem assistir. É um filme comercial, assim como é artístico. O que nosso filme quis fazer é executar essa comercialidade e criar integridade artística. Eu genuinamente sinto que alcançamos isso”.
A crítica do AdoroCinema atesta: “Para quem se preocupava com uma biografia sobre Elton John produzida pelo próprio Elton John, pode ficar tranquilo: embora o filme ressalte o talento do cantor, ele está longe de se reduzir a um elogio edulcorado. Para quem temia um filme asséptico ao estilo de Bohemian Rhapsody (leia-se: atenuando a homossexualidade e as drogas para se tornar palatável ao público conservador), não há motivo para preocupação, pois o diretor Dexter Fletcher busca as maneiras mais criativas de representar o vício em drogas e o relacionamento com homens, tão clara quanto sensivelmente” (leia o texto completo aqui).
Na entrevista (acima), concedida ao AC durante o último Festival de Cannes, onde o longa estreou, fora de competição, a dupla ainda revela curiosidades sobre a vida do popstar (ele teria 75 mil peixes dourados? Trollagem dos dois) e Taron conta como foi parar bêbado na cozinha da casa de Elton.
Rocketman estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 30 de maio.