Dois dos filmes premiados no Festival de Cannes 2019 serão exibidos mundialmente pela Netflix. O serviço de streaming comprou os direitos de exibição do drama Atlantique, vencedor do Grande Prêmio, e da animação I Lost My Body, que levou o prêmio da Semana da Crítica.
A decisão acontece frente à constante disputa entre o Festival de Cannes e a Netflix, que impede que os filmes do serviço de streaming concorram na mostra competitiva do evento. Isso porque uma das regras do festival é que os longas-metragens concorrentes sejam exibidos nos cinemas franceses, e uma lei local requer que qualquer produção só esteja nas plataformas digitais após 36 semanas do lançamento nas telonas — algo inviável para o canal de streaming. Assim, a Netflix se recusa a lançar seus títulos originais comercialmente nos cinemas do país.
No entanto, parece que nada impede que a companhia compre os direitos de exibição de filmes que fizeram sua estreia no Festival de Cannes. Apesar disso, o acordo exclui a distribuição das produções no serviço de streaming para alguns países: Atlantique e I Lost My Body não chegarão pela Netflix na China, Benelux e França, enquanto o primeiro também não será exibido na Suíça e Rússia, e o segundo na Turquia.
Comandado pela cineasta estreante Mati Diop, Atlantique acompanha a história de uma menina de 17 anos que é apaixonada por um pedreiro, mas foi prometida a outro homem. Quando o rapaz e seu colega desaparecer no mar, um incêndio destrói o casamento de Ada e os espíritos dos homens retornam buscando justiça. Leia a nossa crítica.
Dirigido e roteirizada por Jérémy Clapin, a animação francesa I Lost My Body (J'ai Perdu mon Corps, no original) segue a trajetória de uma mão que se perde do corpo de seu dono e parte em uma jornada para encontrá-lo.