O Mitos do Pop é o novo programa semanal do AdoroCinema que tem como missão desvendar os maiores mistérios do mundo do entretenimento.
Todas as semanas, o colunista Pablo Miyazawa apresenta e investiga alguma teoria da conspiração, lenda urbana ou questão pertinente sobre o mundo do cinema e da televisão, passando também pelas histórias em quadrinhos, literatura, videogames, música e internet.
O tema do sexto episódio explora uma das empresas mais onipresentes da cultura pop: a Disney. Atualmente, a empresa é um enorme conglomerado que gera incontáveis produtos anualmente, de desenhos animados a filmes live-action, de brinquedos e games a parques temáticos, e, que tudo indica, não vai parar de crescer – como provam as recentes aquisições da franquia Star Wars e do estúdio Fox. Provavelmente por isso, a marca tem sido foco constante de lendas urbanas bizarras que questionam o seu poder e suas boas intenções.
Um dos questionamentos mais recorrentes é sobre se a Disney esconderia de propósito algumas mensagens subliminares em suas animações. E as ocorrências não são exatamente raras, como demonstra o Mitos do Pop desta edição. Da infâme “cena da janela” de Bernardo e Bianca às referências fálicas em A Pequena Sereia, são diversos as ocorrências em que as inocentes produções voltadas ao público infantil exibiram um pouco mais do que se poderia esperar delas. No caso desse e de outro casos, teriam sido sabotagem, brincadeira de mau gosto ou mera coincidência?
Discutir a fundo questões como essa é a função deste novo programa do AdoroCiinema, baseado nas histórias contadas no livro 52 Mitos Pop - Mentiras e Verdades nos Boatos do Mundo do Entretenimento, lançado pelo próprio Pablo em 2017, e que agora ganha uma versão em vídeo semanalmente.
Assista acima ao episódio 6 e clique aqui para conferir mais vídeos do canal do AdoroCinema no YouTube.