Depois do sucesso de A Bruxa, coprodução brasileira de terror, era grande a expectativa em torno novo projeto de Robert Eggers. Pois contrariando o dito de que “quanto mais alto, maior é a queda”, o diretor vem conquistando a crítica com The Lighthouse, protagonizado pelo (futuro Batman) Robert Pattinson e o (ex-Duende Verde) Willem Dafoe, exibido no Festival de Cannes pela programação da Quinzena dos Realizadores (portanto, fora da disputa pela Palma).
A produção, que se passa no Início do século XX, traz Thomas Wake (Dafoe) como o responsável por cuidar de uma farol de uma ilha isolada. Depois de perder seu assistente, ele contrata o jovem Ephraim Winslow (Pattinson) como substituto. Mesmo assim, o experiente funcionário não permite que o novato acesse de fato farol, o que alimenta (claro) a curiosidade do personagem de Pattinson.
O AdoroCinema, que classificou o filme como “visceral”, conferiu nota máxima, 5,0, ao longa: “O resultado não se contenta com a beleza estonteante das imagens nem com o refinamento da produção. Quando chega a hora de partir para o terror, Eggers oferece cenas chocantes, de uma brutalidade explícita e banalizada – mais uma vez, os animais desempenham um papel importante, como em A Bruxa. O diretor aproxima-se de Lars von Trier na estética da violência, apostando na possibilidade de ser ao mesmo tempo mais gore e mais refinado” (Leia mais aqui).
Pela crítica internacional, a recepção não foi diferente. “Realizado com habilidade extraordinária, The Lighthouse é um filme que você não pode classificar, e isso é parte de seu apelo”, aponta o texto da Variety. “Eggers confirma sua reputação instantânea como um mestre do ‘New England Gothic’ com esse claustrofóbico segundo longa”, destacou o profissional do The Hollywood Reporter. A indieWire tascou: “É o melhor filme sobre companheiros de quarto [‘roommates’] já feito.
Até a publicação desta matéria, ainda não havia um consenso sobre a avaliação do filme no site Rotten Tomatoes. Com 12 textos contabilizados, no entanto, a provação é de 100%.
The Lighthouse ainda não tem previsão de estreia no Brasil.