A cinebiografia sobre a importante figura dentro do Espiritismo, Allan Kardec, chega aos cinemas brasileiros esta semana e faz um recorte de sua vida a partir do momento em que deixa de lecionar em uma escola na França para se dedicar a um trabalho intenso fora da ciência e dentro dos fenômenos paranormais. Dirigido por Wagner de Assis (Nosso Lar), o longa é protagonizado por Leonardo Medeiros e Sandra Corveloni.
Em entrevista para o AdoroCinema (que você confere acima), Medeiros diz que, talvez, se Kardec tivesse nascido nos tempos contemporâneos, "ele falasse as mesmas coisas com outras palavras, mas ele está muito circunscrito à ciência como ela se apresenta naquela época em que viveu", antes de Corveloni completar: "Não dá para julgar o Kardec com os olhos de hoje".
O autor Marcel Souto Maior, cuja obra inspirou Kardec, afirmou que foi uma experiência marcante visitar os sets do filme. "Foi impressionante a minha emoção ao ver o Kardec pela primeira vez na pele do Leonardo, com cavanhaque e tudo". Para tornar a história mais real e detalhada, grande parte das filmagens se passaram na França, apesar do filme também ter tido como locações alguns locais históricos do Rio de Janeiro.