Há algum tempo existem rumores de que Charlize Theron recusou um papel em Mulher-Maravilha, filme dirigido por Patty Jenkins, com quem a atriz trabalhou no longa que lhe rendeu um Oscar, Monster: Desejo Assassino. Em entrevista ao programa Watch What Happens Live With Andy Cohen, Theron revelou que, ao contrário do que muitos acreditavam, não foi o papel da heroína que ela recusou, mas o de sua mãe.
Charlize Theron tem 43 anos de idade, sendo apenas 9 anos mais velha que Gal Gadot, que interpreta a heroína que deveria ser sua filha no longa. A atriz, conhecida por seu papel de Imperatriz Furiosa em Mad Max: Estrada Fúria, apontou a situação como evidência do tratamento de mulheres na indústria conforme elas envelhecem. "Esse é um ótimo exemplo de como Hollywood te dá um tapa na cara quando você começa a envelhecer. Me falaram 'Tem ação nesse projeto e queríamos que você soubesse' e eu disse 'Não estou tão familiarizada com isso, quer dizer, o que a Mulher-Maravilha faz?' e então me disseram 'Não, queremos que você interprete a mãe da Mulher-Maravilha.'"
A indústria do cinema tem uma longa história de contratar mulheres jovens demais para interpretar as mães dos colegas de cena nos papéis de seus filhos. Em Forrest Gump, Sally Field viveu a mãe de Tom Hanks, apesar de ser apenas 10 anos mais velha que o ator e ter interpretado seu interesse amoroso seis anos antes, em Palco de Ilusões. Nicole Kidman é a mãe de Jason Momoa e Patrick Wilson em Aquaman, mesmo sendo apenas 12 e 6 anos mais velha que eles, respectivamente. E, talvez no caso mais infame, Angelina Jolie viveu a mãe de Colin Farrell em Alexandre sendo apenas um ano mais velha que ele.
Felizmente, o papel de Rainha Hipólita acabou ficando com Connie Nielsen, que com 53 anos de idade pôde interpretar a mãe de Gal Gadot de maneira bem mais crível. Apesar de tudo, Charlize Theron diz não ter ficado magoada. "Está tudo bem. Foi o momento definitivo em que eu tinha passado daquela linha. E eu não tinha percebido completamente."
Theron chega aos cinemas na comédia romântica Casal Improvável, ao lado de Seth Rogen, em 20 de junho. Já a grande heroína da DC Comics faz seu retorno às telonas em 4 de junho de 2020, com Mulher Maravilha 1984. A sequência do longa de 2017 conta com Kristen Wiig, Pedro Pascal e Robin Wright em seu elenco, além de trazer o misterioso retorno de Chris Pine.