A Marvel Studios fez questão de manter o título de Vingadores: Ultimato em segredo até o final de 2018, quando o primeiro trailer de Avengers: Endgame (no original) foi lançado, provocando uma verdadeira catarse nos fãs mais ansiosos. Mas essa não era a primeira opção de Joe e Anthony Russo para nomear o filme. Os cineastas confirmaram, durante o podcast "Happy Sad Confused", que o quarto longa da franquia dos Heróis Mais Poderosos da Terra se chamava originalmente Avengers: Infinity Gauntlet (Vingadores: Manopla do Infinito, em tradução livre).
O título original do filme já havia sido divulgado publicamente em 2017, quando a atriz Zoe Saldana, intérprete de Gamora, o vazou acidentalmente em uma coletiva de imprensa de Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017). Na época, a Marvel se apressou para desmentir a informação e, desde então, todos os envolvidos no projeto passaram a negá-la também. Se essa primeira opção realmente tivesse sido escolhida para nomear o filme, a antiga afirmação dos irmãos Russo de que nenhum termo do título era mencionado em cenas de Guerra Infinita estaria correta. Afinal, a palavra “endgame” é dita por Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) em um dos momentos mais marcantes de Infinity War.
Além de destacar o poder e a gravidade das consequências do estalo de dedos de Thanos (Josh Brolin), o título “Manopla do Infinito” conectaria os dois filmes direta e objetivamente, além de fazer referência a uma das séries de HQ em que a história do filme se baseou: "The Infinity Gauntlet", lançada em 1991. Mas “Ultimato” (que não é uma tradução direta de "endgame") parece ter sido uma escolha acertada, já que marca o final de um arco composto por 22 filmes lançados ao longo de uma década. Avengers: Endgame está em cartaz nos cinemas. Leia a crítica do AdoroCinema aqui.