Os fãs do Universo Cinematográfico Marvel sofreram um choque em Vingadores: Guerra Infinita, quando Thanos (Josh Brolin) reuniu as joias do infinito, estalou seus dedos e dizimou metade da população. Porém, uma das mortes mais traumatizantes aconteceu bem antes disso, a de Loki (Tom Hiddleston).
Inconformados com a execução do Deus da Trapaça, os fãs iniciaram uma corrente de teorias sobre seu possível retorno após Ultimato:
ATENÇÃO, O TEXTO A SEGUIR CONTÉM GRANDES SPOILERS DE VINGADORES: ULTIMATO. LEIA POR SUA CONTA E RISCO!
Quando Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Homem-Formiga (Paul Rudd) partem com a missão de roubar o Tesseract de Nova York em 2012, eles falham e Loki consegue escapar com a joia do espaço. Os fãs entenderam então que o irmão trapaceiro de Thor (Chris Hemsworth), pelo menos nesta versão dos eventos, teria conseguido evitar o destino que enfrentou em Guerra Infinita.
Durante uma entrevista ao Los Angeles Times, o diretor Anthony Russo confirmou a possibilidade: "Loki poderia absolutamente estar vivo em uma linha do tempo alternativa". Vale lembrar que a série de TV sobre o personagem, da Disney+, está a caminho. No entanto, embora Hiddleston esteja escalado, foi relatado que o show será um prequel, explorando as façanhas do asgardiano ao longo da história.
Entrando em sua terceira semana de exibição nos cinemas, Vingadores: Ultimato ultrapassou Titanic e se tornou a 2ª maior bilheteria da história — abre o olho Avatar, só falta você!.