Este foi um fim semana de altos e baixos para os cinemas brasileiros. Por um lado, a Disney só tem a comemorar com os recordes impressionantes de Vingadores - Ultimato. O filme registrou a marca de 5,6 milhões de espectadores no primeiro final de semana, chegando a R$101 milhões arrecadados e atingindo a média altíssima de 7.844 espectadores por sala - sinal de que os cinemas estavam cheios.
Por outro lado, os demais filmes despencaram devido à concorrência e à redução de salas disponíveis. Shazam! e Dumbo perderam 84% de faturamento cada um, enquanto A Maldição da Chorona perdeu 83% de sua bilheteria. No caso da ficção científica Cópias - De Volta à Vida, a queda chegou a 95%.
Quem se sustentou melhor foram as produções independentes, cujo público diverge um pouco dos espectadores visados por Ultimato. O Anjo e Vidas Duplas perderam apenas 32% de bilheteria cada um, enquanto Border registrou a melhor sustentação de todos os filmes em cartaz, perdendo apenas 27%.
Depois de Vingadores, o segundo lugar ficou com a comédia nacional De Pernas pro Ar 3, estrelada por Ingrid Guimarães. O filme foi visto por mais 122 mil pessoas, somando 1,3 milhão de espectadores até o momento. O top 5 é completado pelo drama religioso Superação - O Milagre da Fé (104 mil espectadores), o filme de super-herói Shazam! (61 mil espectadores) e o terror A Maldição da Chorona (30 mil espectadores).
Entre as demais estreias, todas de pequeno porte, o drama de guerra Sobibor foi visto por 1,7 mil pessoas (em décimo terceiro lugar) e o drama O Último Lance registrou mil ingressos vendidos (em décimo nono lugar).
Como nenhuma grande produção estreia na próxima semana, Vingadores - Ultimato deve continuar seu reinado nos cinemas brasileiros, expandindo recordes e se aproximando da marca de 9 milhões de ingressos vendidos por Capitã Marvel.