A 72ª edição do Festival de Cannes terá como grande homenageado o ator francês Alain Delon, de 83 anos. Ele receberá uma Palma de Ouro Honorária, concedida a grandes nomes do cinema que nunca foram premiados com o troféu principal da competição.
Conhecido principalmente por seus papéis em O Leopardo, de Luchino Visconti, filme que venceu a Palma de Ouro em 1963; O Samurai e Que alegria de viver!, Delon também foi produtor e diretor, comandando os filmes policiais Na Pele de um Tira e Le Battant.
"Pierre Lescure e eu estamos muito satisfeitos que Alain Delon aceitou ser homenageado pelo Festival", comentou Thierry Frémaux, delegado geral do festival. "Ele hesitou por um longo tempo, relutando com a Palma de Ouro, porque achava que só deveria ir a Cannes para celebrar os diretores com os quais estivera trabalhando."
"Estamos falando de um gigante, uma lenda viva e um ícone global", continuou Frémaux. "No Japão, onde ele é reverenciado, é conhecido como o Samurai da Primavera. Mais de 80 filmes, inúmeras obras-primas e superlativos são testemunho do alcance artístico e aura internacional de um homem que entrou em cena em O Sol por Testemunha (1960), um filme de crime e ode à sua incrível beleza. René Clément inventou Delon neste filme. Um diamante em bruto, ele tinha apenas 25 anos na época."
Delon receberá o prêmio que já foi entregue a Jeanne Moreau, Woody Allen, Bernardo Bertolucci, Jane Fonda, Clint Eastwood, Jean-Paul Belmondo, Manoel de Oliveira, Agnès Varda e Jean-Pierre Léaud. Atualmente voltado para o teatro, o ator revelou em comunicado que não quer voltar a trabalhar nos cinemas, apesar de ter um arrependimento. "Só há uma coisa que me faltou e sempre faltará: adoraria ter feito, antes de morrer, um filme dirigido por uma mulher", disse ele.
O Festival de Cannes ocorre entre os dias 14 e 25 de maio de 2019, e terá cobertura diária do AdoroCinema. O anúncio da seleção oficial ocorre na próxima quinta-feira (18).