Além de propor uma homenagem ao diretor Claude Lanzmann, falecido em 2018, o 24º Festival É Tudo Verdade traz um ótimo projeto complementar à retrospectiva do cineasta: o documentário Ziva Postec - A Montadora por Trás do Filme Shoah.
Como sugere o título, a ideia é conversar com a mulher responsável por transformar 350 horas de material bruto do clássico Shoah em 9h30 de duração, ao longo de quase seis anos de trabalho. Principalmente, ela precisava responder à pergunta: como tornar os horrores do Holocausto suportáveis ao público?
O resultado é um belo estudo sobre cinema, além de uma discussão sem vaidades sobre o papel dos montadores dentro da cadeia criativa de um filme. Ziva Postec possui uma personalidade fascinante, captada através de belas imagens pela diretora Catherine Hébert.
Leia a nossa crítica.
Ziva Postec - A Montadora por Trás do Filme Shoah é apenas um dos destaques do É Tudo Verdade, que também conta com os impressionantes A Arrancada, Rumo e Reconstruindo Utoya. O festival continua até o dia 14 de abril, com sessões gratuitas em São Paulo e Rio de Janeiro. Você descobre a programação completa no site oficial.
Confira as nossas críticas, atualizadas diariamente:
A ArrancadaCarta a Theo
Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos
Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar
Hungria 2018 - Bastidores da Democracia
Mike Wallace Está AquiPiazzolla: Os Anos do Tubarão
Reconstruindo Utoya
Rumo
Ziva Postec - A Montadora por Trás do Filme Shoah