Parece que, além de terem protagonizado filmes como Velocidade Máxima e A Casa do Lago juntos, Sandra Bullock e Keanu Reeves possuem uma outra ligação profissional em comum: Matrix. A grande diferença, neste caso, é que os dois estiveram cotados para o mesmo papel — o de Neo, escolhido (ou escolhida) para liderar a revolução dos humanos contra as máquinas.
Durante uma entrevista ao The Wrap, o produtor Lorenzo di Bonaventura (Cemitério Maldito) contou que a Warner Bros. estava à procura de alguém do alto patamar para protagonizar a obra das irmãs Wachowski. Conforme o próprio Will Smith já revelou anteriormente, ele era um dos concorrentes e chegou a ler o roteiro, mas não gostou. O que ninguém sabia, é que a lista de opções contava também com Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e... Sandra Bullock.
Apesar de não ter sido uma das primeiras escolhidas, ela surgiu como uma alternativa à confusão que já começava a se instaurar entre os diretores de elenco. Para que fosse possível achar alguém que possuísse o talento necessário, a disponibilidade e a vontade de embarcar em uma obra, até então, de nicho, eles precisaram se desdobrar.
"Já estávamos ficando desesperados. Em certo ponto, chegamos até Sandra Bullock e dissemos que iríamos mudar [o papel de Neo] para uma garota. Joel Silver e eu trabalhamos com Sandy em O Demolidor e ela sempre foi uma grande amiga minha. Foi simples. Enviamos o roteiro e perguntamos se havia interesse, mas não era algo para ela no momento", explicou.
E aí, já imaginou a icônica atriz interpretando o papel de Neo? Conta pra gente, como você acha que ficaria?