Foi realizada a primeira parte do GLAAD Media Awards 2019, premiação que celebra a representatividade LGBT em diversas mídias, como cinema, TV, música e jornalismo. A cerimônia aconteceu na última quinta-feira (28/03), na Califórnia.
Dentre os vencedores, Com Amor, Simon foi destaque ao receber o prêmio de melhor filme. Em seu discurso de agradecimento, o diretor Greg Berlanti lamentou o fechamento do selo Fox 2000, responsável pelo lançamento do romance teen, cujo fim foi uma das primeiras consequências da fusão da Fox com a Disney: "A luta pela igualdade em grandes companhias vai ficar mais difícil, não fácil. Tenho sorte de ter trabalhado com diversos grupos de jovens corajosos ao longo dos anos. Eles continuarão a contar histórias sobre todo tipo de raça, gênero e sexualidade."
Já Beyoncé e Jay-Z foram celebrados com o Vanguard Award, destinado para aliados que promovem a aceitação da comunidade LGBTQ. "Uma das memórias mais bonitas de meus shows é ver diversas e fabulosas queens, todos os fãs respeitando uns aos outros. Estamos aqui promover o amor por cada ser humano. E essa mudança começa ao apoiar aqueles que estão perto de você. Vamos nos manifestar e protegê-los, amar nossos filhos em sua forma mais pura."
Sean Hayes (Will & Grace) foi outro homenageado da noite com o Stephen F. Kolzak Award, prêmio para um artista LGBTQ que fez uma mudança significativa em sua área. Confira a primeira lista de vencedores (nas categorias de TV e cinema) abaixo. O restante será anunciado em 4 de maio.
MELHOR FILME
Com Amor, Simon
MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA
MELHOR EPISÓDIO (NUMA SÉRIE QUE NÃO TEM UM PERSONAGEM LGBT NO ELENCO REGULAR)
"Someplace Other Than Here" - The Guest Book
MELHOR PROFRAMA INFANTIL
MELHOR DOCUMENTÁRIO
MELHOR REALITY SHOW
Queer Eye
RECONHECIMENTO ESPECIAL
Nanette
House of Mamis