Barry Jenkins saiu duas vezes vencedor do Independent Spirit Awards 2019. A cerimônia que premia o cinema independente acontece tradicionalmente um dia antes do Oscar. Neste ano, Se a Rua Beale Falasse saiu como grande vencedor, mas também houve momentos para Roma, Poderia me Perdoar? e Glenn Close, que subiu ao palco acompanhada de ninguém mais, ninguém menos que seu cachorrinho. Confira o vídeo abaixo.
A cerimônia foi apresentada por Aubrey Plaza, que aproveitou a situação para dar aquela cutucada tanto no Oscar quanto na Netflix: "Bem-vindos ao Spirit Awards, onde celebramos os filmes que são muito importantes para ver. A primeira escolha de apresentadora era ninguém, mas ela já estava agendada para amanhã, então vocês ficaram comigo!"
Além de comentar a falta de apresentador do Oscar, Plaza lembrou que três das cinco diretoras indicadas ao Independent são mulheres, enquanto no prêmio da Academia, o total é zero:
"60% das nossas diretoras indicadas são mulheres! Não fiquem muito empolgados. Neste caso, 60% só significa três mulheres. Chamar de 60% faz parecer muito mais assustador para os tios de vocês. É isso mesmo, tio Jeff. As mulheres estão tomando conta!"
E, sim, também sobrou para a gigante do streaming.
"Eu realmente amo filmes. Eu acredito de verdade que as pessoas deveriam assistí-los como eles foram feitos para ser vistos. No cinema! E eu sei, eu sei, se o filme para o qual você dedicou sua alma está na Netflix, ele será visto por milhões de pessoas enquanto elas passam por ele em busca da série sobre dobrar meias em formato quadrado. Ordem na Casa ou Roma? De qualquer forma você vai assistir a um programa sobre pessoas limpando as m*rdas então, quem se importa."
Veja abaixo a lista completa de vencedores.
MELHOR FILME
Se a Rua Beale Falasse
MELHOR PRIMEIRO FILME
PRÊMIO JOHN CASSAVETTES
(Entregue ao melhor filme feito com menos de US$ 500 mil)
En el Septimo Dia
MELHOR DIRETOR
Barry Jenkins
MELHOR ROTEIRO
Poderia me Perdoar?
MELHOR PRIMEIRO ROTEIRO
MELHOR FOTOGRAFIA
MELHOR MONTAGEM
Poderia me Perdoar?
MELHOR ATRIZ
Glenn Close (A Esposa)
MELHOR ATOR
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Regina King (Se a Rua Beale Falasse)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Richard E. Grant (Poderia me Perdoar?)
PRÊMIO ROBERT ALTMAN
Suspiria
MELHOR DOCUMENTÁRIO
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Roma
PRÊMIO BONNIE
Debra Granik
PRÊMIO DOS PRODUTORES
Shrihari Sathe
ALGUÉM EM QUEM FICAR DE OLHO
Alex Moratto
PRÊMIO 'MAIS VERDADEIRO QUE A FICÇÃO'
Bing Liu