Os vencedores do 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim serão conhecidos apenas na tarde de 16 de fevereiro, no entanto a associação internacional de críticos de cinema (FIPRESCI) já divulgou seus premiados da edição.
Na Mostra Competitiva, o escolhido foi Synonyms, comédia dramática franco-israelense dirigida por Nadav Lapid. O filme, inspirado na juventude do cineasta, apresenta a chegada de um garoto israelense a Paris, onde pretende renunciar à sua nacionalidade - até descobrir que a França tampouco é uma terra dos sonhos. De acordo com os críticos, o filme é "profundamente original, brinca com os limites da narração através de um personagem complexo".
Leia a nossa crítica.
Na Mostra Panorama, o vencedor foi o italiano Dafne, de Federico Bondi. O projeto apresenta uma garota com Síndrome de Down, obrigada a se reaproximar do pai após a morte da mãe. "Um retrato comovente e profundamente humano", de acordo com o comunicado oficial dos críticos.
O cinema brasileiro tem cinco representantes na Panorama: Divino Amor, Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, Greta, Breve Historia del Planeta Verde e La Arrancada.