Neste dia 7 de fevereiro é dada a largada para a 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Serão exibidos cerca de 400 filmes inéditos, dos quatro cantos do mundo, até o dia 17.
O evento, um dos mais importantes do gênero, permite descobrir a primeira reação de críticos e público, além de alavancar a negociação dos filmes para distribuição em outros países. O Brasil estará presente com 11 produções, incluindo a biografia Marighella, de Wagner Moura, na mostra competitiva.
A cerimônia de abertura terá a exibição de The Kindness of Strangers, fábula moderna sobre a empatia entre desconhecidos estrelada por Tahar Rahim, Zoe Kazan e Andrea Riseborough. O filme de abertura será apresentado apenas à noite, mas os críticos terão a oportunidade de descobrir o novo projeto da diretora Lone Scherfig (Um Dia, Educação) a partir da tarde (horário de Berlim).
O dia 7 também marca o início da Mostra Panorama, dedicada a filmes "explicitamente queer, feministas e políticos", de acordo com o comunicado oficial, com a exibição do sul-africano Flatland. Enquanto isso, a Mostra Forum, reservada a filmes experimentais, começa com o austríaco Der Kinder der Toten, filme mudo em Super 8 que retrata o nazismo pelos códigos do cinema de horror.
Para descobrir os destaques de cada mostra, a lista completa de filmes em competição e acompanhar as nossas críticas e notícias, você pode acessar o Guia do Festival de Berlim, atualizado diariamente.