Apesar das previsões contrárias e de não trazer um forte discurso político, venceu o azarão: Vermelha, a experimental comédia de Getúlio Ribeiro, é o grande ganhador da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes, levando para casa o Troféu Barraco entregue pelo Júri da Crítica da Mostra Aurora, principal seção competitiva do festival mineiro. "Ao embaralhar nossa percepção sobre o que é cotidiano, portanto repetitivo, e o que é imaginário, a comédia situa-se na instigante zona cinzenta da realidade", diz a crítica do AdoroCinema, acerca de um longa que também trabalhou a importância da memória, temática que causou impactos e reverberações cruciais nos principais filmes da Mostra de Tiradentes 2019.
Mais preocupados com o conteúdo do que com a forma no geral, todos os seis concorrentes de Vermelha encararam e incorporaram a importância das recordações. Enquanto as lembranças são o próprio tecido que forma a constituição do complexo Seus Ossos e Seus Olhos, a preservação da memória, ato essencial para um país que viu dois de seus mais importantes museus — o Nacional, no Rio de Janeiro, e o da Língua Portuguesa, em São Paulo — perderem-se nas chamas dos incêndios, é o alvo do documentário A Rainha Nzinga Chegou. E como A Rosa Azul de Novalis, Um Filme de Verão, Desvio e Tremor Iê fizeram questão de deixar claro, a memória é uma entidade vida, um passado que sempre retorna no presente.
Guia da 22ª Mostra de TiradentesRecordações também estão no cerne dos documentários Parque Oeste, que recebeu o troféu Carlos Reichenbach concedido pelo Júri Jovem, formado por graduandas de Cinema e Comunicação Social, da Mostra Olhos Livres, e de Meu Nome é Daniel, Melhor Filme pelo Voto Popular. O primeiro, comandado pela goiana Fabiana Assis, resgata as lembranças de Eronilde Nascimento, uma ativista pelos direitos habitacionais de toda uma comunidade de Goiânia que fez da dor da perda do marido o combustível de sua luta. Já no segundo, o diretor Daniel Gonçalves escava filmes caseiros de sua infância para tentar compreender sua misteriosa deficiência física, condição que nenhum médico conseguiu diagnosticar.
Exaltando a diversidade por meio de seu conceito-base, "Corpos Adiante", a Mostra de Tiradentes 2019 exibiu 108 filmes, entre curtas, longas e médias, e trouxe como homenageada a atriz, dramaturga e cineasta Grace Passô (Temporada, Vaga Carne). De acordo com dados da assessoria do evento, pontapé inicial do calendário cinematográfico brasileiro, mais de 37 mil pessoas participaram diretamente do festival, como espectadores e frequentadores das quase 50 sessões da Mostra, além de oficinas, debates e outras atividades. Para conferir tudo que publicamos durante o festival, basta acessar o Guia da Mostra de Tiradentes do AdoroCinema; conheça a lista completa dos vencedores a seguir:
MELHOR FILME MOSTRA AURORA
Vermelha
MELHOR FILME JÚRI POPULAR
Meu Nome é Daniel
TROFÉU CARLOS REICHENBACH (MELHOR FILME MOSTRA OLHOS LIVRES)
Parque Oeste
TROFÉU HELENA IGNEZ DE DESTAQUE FEMININO
Cristina Amaral, montadora de Um Filme de Verão
MELHOR CURTA JÚRI DA CRÍTICA
Caetana
MELHOR CURTA JÚRI POPULAR
Negrum3