Pela primeira vez no Brasil, os cineastas portugueses Joaquim Pinto e Nuno Leonel vão ganhar uma retrospectiva de suas carreiras. Dentre documentários, ficções e animações, sete longas e oito curtas-metragens da dupla serão exibidos na mostra realizada no Rio de Janeiro.
O panorama vai homenagear as obras individuais de cada um dos diretores e também as assinadas em parceria, que começou há mais de vinte anos, quando os dois se tornaram um casal. Joaquim e Nuno ficaram conhecidos pelo público brasileiro após o lançamento do documentário E agora? Lembra-me (2013), dirigido pelo primeiro. O filme autobiográfico relata os variados tratamentos experimentais para HIV que o cineasta utilizou por um ano inteiro.
Intitulada Lembrando Joaquim Pinto e Nuno Leonel, a mostra contará com uma palestra do curador, o também cineasta Aristeu Araújo. O evento acontecerá na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, dentre os dias 15 a 27 de janeiro. Os ingressos para o panorama custam R$6,00 e a meia-entrada sai a R$3,00.