Por mais que não sejam tão badaladas quanto o Globo de Ouro ou o SAG Awards, as premiações dos sindicatos de diretores, diretores de fotografia e editores dos Estados Unidos são importantes termômetros e plataformas para o evento dos eventos do calendário de competições cinematográficas: o Oscar. E se descolar indicações para estas disputas é importante, pode-se dizer com toda a certeza que quatro filmes incrementaram suas chances na concorrência pelas estatuetas da Academia: Nasce uma Estrela, Roma, A Favorita e O Primeiro Homem.
Nomeados nas principais categorias das premiações organizadas pelas associações de Fotografia e Montagem de Hollywood, as obras firmam-se ainda mais como fortes candidatas aos canecos principais do Oscar. O impulso, aliás, é bastante bem-vindo para o drama espacial de Damien Chazelle, que a despeito das proezas técnicas e da aclamação crítica, encontrou dificuldades com o público. Mas isso não quer dizer que o quarteto está sozinho.
Destaque também para títulos como Infiltrado na Klan, Green Book - O Guia, Vice e também para o surpreendente vencedor do Globo de Ouro, Bohemian Rhapsody, que cimenta ainda mais a sua inesperada estrada rumo ao Oscar. Confira a seguir os indicados às ambas premiações, incluindo os nomeados no âmbito da televisão:
MELHOR FOTOGRAFIA
A Favorita
Nasce uma Estrela
O Primeiro Homem
Roma
MELHOR MONTAGEM (DRAMA)
Bohemian Rhapsody
Infiltrado na Klan
Nasce uma Estrela
O Primeiro Homem
Roma
MELHOR MONTAGEM (COMÉDIA)
A Favorita
Green Book - O Guia
Vice
MELHOR MONTAGEM (ANIMAÇÃO)
MELHOR MONTAGEM (DOCUMENTÁRIO)
MELHOR FOTOGRAFIA REVELAÇÃO