O Festival de Berlim 2019 divulgou os primeiros filmes da mostra competitiva e das sessões de gala especiais. Foram anunciados seis filmes que disputarão o Urso de Ouro na 69ª edição, entre 7 e 17 de fevereiro, assim como três títulos exibidos em caráter não competitivo. Eles se juntam ao filme de abertura, The Kindness of Strangers, previamente anunciado.
A seleção inclui cineastas renomados como François Ozon (8 Mulheres, Dentro da Casa), que apresenta By The Grace Of God (imagem acima), drama sobre abusos sexuais cometidos por padres católicos, e Fatih Akin (Em Pedaços), que resgata a história real de The Golden Glove, sobre um assassino em série que matou diversas mulheres na cidade natal do cineasta durante os anos 1970.
O canadense Denis Côté, conhecido pelos instigantes Vic + Flo Viram um Urso e Bestiário, apresenta Ghost Town Anthology, suspense sobre um garoto atropelado, cuja investigação traz à tona elementos fantásticos. Já a alemã Angela Schanelec, vista recentemente nos cinemas brasileiros com O Caminho dos Sonhos, também investe no suspense sobre um adolescente que desaparece e reaparece sem explicações, com um título apropriadamente enigmático: I Was At Home, But.
Confira os filmes selecionados:
Mostra competitiva
The Ground Beneath My Feet (Áustria), de Marie Kreutzer
The Golden Glove (Alemanha/França), de Fatih Akin
By The Grace Of God (França), de François Ozon
I Was At Home, But (Alemanha/Sérvia), de Angela Schanelec
A Tale of Three Sisters (Turquia/Alemanha/Holanda/Grécia), de Emin Alper
Ghost Town Anthology (Canadá), de Denis Côté
Sessões de gala
Gully Boy (Índia), de Zoya Akhtar
Brecht (Alemanha/Áustria), de Heinrich Breloer
Watergate (Estados Unidos), de Charles Ferguson