Para os cinéfilos que adorariam ter visto filmes da Netflix como Aniquilação, 22 de Julho e O Outro Lado do Vento nos cinemas, aqui vem uma consolação: aparentemente, The Irishman, dirigido por Martin Scorsese, chegará às telas grandes. Quem garante é o ator principal, Robert De Niro:
"Conversamos sobre isso com a Netflix. Eles vão fazer uma apresentação do nosso filme da maneira que deveria ser, nos cinemas, em algumas localidades, com a melhor qualidade de exibição possível. No começo, vão mostrar na tela grande, e estamos discutindo sobre os cinemas onde ele vai passar, onde deveria passar, e não sei ao certo o que vai acontecer depois disso".
A afirmação de De Niro sinaliza mais um passo na luta entre as salas de cinema e a Netflix, que brigam pelo mesmo público. A empresa de streaming prefere lançar suas produções diretamente no site e aplicativo oficiais da Netflix - ao contrário da Amazon, por exemplo, que tem costume de lançar todas as suas grandes produções nos cinemas antes de chegarem à plataforma online.
A decisão da Netflix de exibir The Irishman em alguns cinemas se justifica pela tentativa de concorrer a prêmios importantes. O Oscar, por exemplo, exige que os concorrentes sejam exibidos durante pelo menos uma semana em algum cinema de Nova York ou Los Angeles para se qualificarem à disputa.
Certamente, o suspense será um forte concorrente para a Netflix para as premiações de 2020. Por enquanto, a empresa deve tentar a sorte no Oscar 2019 com Roma e, possivelmente, A Balada de Buster Scruggs.
O Irlandês (em tradução livre) marca a reunião de Scorsese com De Niro após Caminhos Perigosos (1973), e representa a primeira colaboração do diretor de Os Bons Companheiros com Al Pacino. A trama se baseia na história real de Frank Sheeran, veterano de guerra e assassino de aluguel acusado da morte de um líder sindical.
A data de lançamento ainda não está definida.