Se Alfonso Cuarón já era um dos grandes favoritos para os principais troféus da temporada de premiações 2018/2019, agora o mexicano consolida-se no front dos concorrentes. Roma, vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza, foi eleito melhor filme do ano pela associação de críticos de Nova Iorque, influente sindicato que pode alavancar as chances do longa semi-autobiográfico no Oscar e nos demais eventos (via Variety).
Ainda que os títulos recentes que venceram a honraria da imprensa especializada nova-iorquina não tenham levado a principal estatueta do Oscar, boa parte saiu-se muito bem nas premiações com inúmeras indicações, como nos casos de La La Land e Boyhood. A validação dada pelos críticos de Nova Iorque pode ser mais um fator de peso para que a Academia considere Roma mais firmemente, uma vez que o preconceito tradicional da organização face aos produtos do streaming pode ser um dos principais obstáculos do projeto de Cuarón.
Confira a seguir a lista completa de vencedores, que ainda inclui vitórias de Ethan Hawke (First Reformed) e Regina King (Se a Rua Beale Falasse):
MELHOR FILME
Roma
MELHOR DIREÇÃO
Alfonso Cuarón (Roma)
MELHOR PRIMEIRO FILME
MELHOR ATOR
Ethan Hawke (First Reformed)
MELHOR ATRIZ
Regina Hall (Support the Girls)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Richard E. Grant (Poderia me Perdoar?)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Regina King (Se a Rua Beale Falasse)
MELHOR DOCUMENTÁRIO
MELHOR ROTEIRO
First Reformed
MELHOR FOTOGRAFIA
Roma
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
MELHOR ANIMAÇÃO