A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, receberá a Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro. A quinta edição do evento trará 10 títulos entre restaurados e inéditos no Brasil, produzidos pelo Mosfilm.
A abertura, no dia 29, contará com exibição de Vá e Veja, de Elem Klimov, vencedor de melhor filme restaurado no Festival de Veneza 2017. O processo da nova versão levou quatro meses para ser concluído e foi coordenado pelo Karen Shakhnazarov, diretor geral do Mosfilm - o maior estúdio da Europa e um dos mais importantes do mundo.
Em entrevista exclusiva ao AdoroCinema, Shakhnazarov falou sobre a importância da Mosfilm para o universo cinematográfico.
A programação ainda conta com restauração de filmes clássicos como Quando Voam as Cegonhas, de Mikhail Kalatozov, Cidade Zero , de Karen Shakhnazarov. Inédito no Brasil, Decisão: Aniquilação, dirigido por Aleksandr Aravin, será exibido no dia 30 de novembro.
Além disso, também trará a adaptação do romance de Liev Tolstoi, Guerra e Paz, dirigida por Sergei Bondarchuk. Dividido em quatro partes, o filme de 1967 foi premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1969.
Os ingressos para a 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo podem ser retirados gratuitamente, com antecedência de uma hora de cada sessão.