De tempos em tempos, a Marvel divulga uma linha do tempo atualizada do Universo Cinematográfico Marvel. Algo tão misterioso quanto o ainda desconhecido título de Vingadores 4.
Desta vez, conforme o presidente do estúdio Kevin Feige havia prometido, a companhia usou o livro "Marvel Studios: The First 10 Years" ("Estúdios da Marvel: Os Primeiros 10 Anos", na tradução) para esclarecer alguns pontos da linha do tempo — e complicar um tanto quanto outros.
A publicação (via ScreenRant) inclui uma linha do tempo que explora a história do UCM até hoje, indo desde a própria criação do universo até a busca de Thanos (Josh Brolin) pelas Joias do Infinito, detalhando todos os principais eventos intermediários. Graças às datas fornecidas, ele também fornece um detalhamento dos anos em que a Marvel coloca cada um de seus filmes.
Partindo de Capitão América: O Primeiro Vingador (que agora aconteceu entre 1943 e 1945 e não em 1942), confira abaixo a ordem cronológica atualizada do Universo Marvel nas telonas. Atente para o fato de que a ordem de lançamentos do filmes nos cinemas não necessariamente significa que essa seja a linha temporal deles.
1943-1945 - Capitão América: O Primeiro Vingador
2010 - Homem de Ferro
2011 - O Incrível Hulk
2011 - Homem de Ferro 2
2011 - Thor
2012 - Os Vingadores
2012 - Homem de Ferro 3
2013 - Thor: O Mundo Sombrio
2014 - Capitão América 2 - O Soldado Invernal
2014 - Guardiões da Galáxia
2014 - Guardiões da Galáxia Vol. 2
2015 - Vingadores: Era de Ultron
2015 - Homem-Formiga
2016 - Capitão América: Guerra Civil
2016 - Homem-Aranha: De Volta ao Lar
2016/2017 - Doutor Estranho
2017 - Pantera Negra
2017 - Thor: Ragnarok
2017 - Vingadores: Guerra Infinita
Como podemos ver, a linha do tempo foi presumivelmente preparada antes do lançamento de Homem-Formiga e a Vespa, já que o filme que não aparece na lista, embora uma de suas cenas pós-créditos estabeleçam o filme pouco antes de Vingadores: Guerra Infinita.
Além disso, ao observarmos a lista, notamos que a Marvel mudou um pouco as coisas, em grande parte por razões temáticas. Homem de Ferro foi transferido para 2010, mais perto dos eventos de Homem de Ferro 2 (apesar de trazer uma cena que claramente coloque o filme no ano de 2008). O Incrível Hulk e o primeiro Thor também passaram de 2010 para 2011.
Enquanto isso, a história de origem do Doutor Estranho passou de 2016 a 2017, um ano depois do que se pensava inicialmente. O diretor Scott Derrickson indicara que seu filme abrange um período de 12 meses, mas acreditava-se que o período fosse de 2015 a 2016. Em vez disso, ele foi adiantado um ano, possivelmente para reduzir a quantidade de tempo entre o filme e a participação de Strange (Benedict Cumberbatch) em Thor: Ragnarok. Essa abordagem se encaixa perfeitamente com pequenos detalhes da produção de Doutor Estranho, como prêmios que Strange aparentemente ganhou por seu trabalho como neurocirurgião em 2016.
No entanto, ainda há algumas inconsistências. A nova linha do tempo também não conserta a inconsistência que colocaria Homem-Aranha: De Volta ao Lar em 2020. O filme do Cabeça de Teia (Tom Holland) traz um flashback que apresenta o Abutre de Michael Keaton na época do primeiro Vingadores, e depois vai para o futuro, supostamente oito anos depois.
Mas talvez a confusão mais notável seja com Pantera Negra. O longa estrelado por Chadwick Boseman foi movido para 2017, provavelmente para explicar por que Wakanda não abriu suas fronteiras significativamente na época de Vingadores: Guerra Infinita. Entretanto, a nova ordem ignora várias referências dos próprios filmes. O próprio Pantera Negra, que retrata T'Challa sendo nomeado Rei após a morte de seu pai, indica que se situaria uma semana depois de Capitão América: Guerra Civil. E dificilmente o herói deixaria seu povo sem um governante oficial durante um ano inteiro, como mostra a cronologia atual.
Curiosamente, Guerra Infinita também é aparentemente é considerada em 2017 (e não 2018, como acreditávamos) possivelmente porque seus eventos vão direto para a cena dos créditos de Thor: Ragnarok. Só que um diálogo no filme que declara especificamente que ele se passa dois anos após os eventos do Capitão América: Guerra Civil.
De qualquer forma, chegou a hora de maratonar todos os longas do UCM em ordem cronológica antes da estreia de Capitã Marvel (em 7 de março de 2019), que será ambientado na década de 90, e Vingadores 4 (em 2 de maio), situado em algum momento após Guerra Infinita. Para isso, é só seguir a lista divulgada pelo AdoroCinema, segundo os dados da Marvel.