Anunciado como o projeto mais pessoal do Oscarizado Alfonso Cuarón (Gravidade, Filhos da Esperança, E Sua Mãe Também), Roma acompanha a história de Cleo (Yalitza Aparicio), uma empregada doméstica que trabalha para uma família de classe média da Cidade do México durante a década de 1970. O longa, uma declaração à própria infância do cineasta, tem sido pontuado como um dos grandes lançamentos da Netflix, com altas possibilidades de enfim quebrar a resistência da Academia contra o canal de streaming — o filme é a aposta do México para a categoria de filme estrangeiro.
Dirigido e escrito por Cuarón, Roma acaba de ganhar o trailer completo, embalado por uma trilha sonora que costura o silêncio com belas tomadas dignas de telona, e a data de estreia na Netflix: 14 de dezembro de 2018.
Antes disso, o filme — que já foi exibido no Festival de Veneza, no Festival de Toronto e na 42ª Mostra SP — receberá algumas sessões em cinemas selecionados. A partir de 21 de novembro, será exibido em Los Angeles, Nova York e México, posteriormente se estendendo para outras cidades em 29 de novembro e 5 de dezembro. É somente a partir de 14 de dezembro, no entanto, que chega a todos os assinantes da plataforma, quando também entra em circuito mais amplo nos Estados Unidos e em cinemas de mais de 30 territórios, em formato 70mm.
A assessoria informa que, por enquanto, não há nenhuma exibição em circuito confirmada no Brasil.