O próximo filme do Bob Esponja vai mostrar as origens do clássico personagem animado. "Pela primeira vez nós vamos descobrir como o pequeno Bob Esponja conheceu os demais habitantes da Fenda do Biquíni", afirmou Mireille Soria, presidente da Paramount Animation durante a VIEW Conference, evento de evento de computação gráfica realizado na Itália.
A produção será o terceiro longa-metragem baseado na série de TV animada criada por Stephen Hillenburg em 1999. Os demais filmes foram Bob Esponja - O Filme (2004) e Bob Esponja - Um Herói Fora D'Água (2015), que juntos arrecadaram US$ 465 milhões nas bilheterias (com um orçamento somado de US$ 104 milhões).
The SpongeBob Movie: It's a Wonderful Sponge será inspirado em um dos maiores clássicos do cinema americano em todos os tempos, o drama fantástico A Felicidade Não Se Compra (1946), dirigido por Frank Capra e estrelado por James Stewart.
Além da ênfase nas origens de Bob Esponja Calça Quadrada, o filme terá um diferencial técnico em relação aos anteriores. A produção será a primeira a não ser realizada pelo estúdio Rough Draft Korea, companhia responsável pela série de TV. Quem ficará com a função será o estúdio de animação Mikros Image, que prestou seus serviços na produção de As Aventuras do Capitão Cueca - O Filme (2017) e O Pequeno Príncipe (2015).
O trabalho também será o primeiro filme da franquia a ser inteiramente feito com animação computadorizada.
Bob Esponja, Patrick, Lula Molusco, Sandy e o Sr. Sirigueijo voltam aos cinemas em The SpongeBob Movie: It's a Wonderful Sponge, que estreia no dia 22 de julho de 2020. A direção é de Tim Hill, de Hop: Rebelde sem Páscoa (2011) e Alvin e os Esquilos (2007).